História, perguntado por julia7520, 11 meses atrás

1) Durante a idade média a igreja lutou contra heresias. Explique quem era considerado herege para igreja católica.

2) A igreja dispunha de muitos recursos para se defender de ameaças. Um deles era o Tribunal da Inquisição. Explique os objetivos de sua criação.

Soluções para a tarefa

Respondido por aleticialm
2

Resposta:

1 Hereges não existiram apenas na Idade Média, mas antes e depois dela também. Assim eram chamados os seguidores de seitas cristãs que professavam crenças incompatíveis com a doutrina oficial pregada pela Igreja. Houve, por exemplo, o "montanismo" (do nome de seu fundador, Montano), em pleno século II, quando os cristãos ainda eram perseguidos no Império Romano e a Igreja ainda não era uma instituição centralizada: os membros dessa seita acreditavam receber diretamente o Espírito Santo e novas revelações, de modo que o "verdadeiro" cristianismo só estaria começando com eles. Por volta da mesma época houve também o "marcionismo" (fundado por Marcion), que rejeitava o Antigo Testamento e tinha tendências anti-semitas. Houve muitas outras, mas talvez a seita herética mais famosa seja a dos "cátaros" (em grego, "puros", como eles se auto-intitulavam), que negavam a divindade de Cristo, considerando-o apenas mais um profeta, e acreditavam que a finalidade da existência humana na Terra era a expiação de pecados, que seria realizada através de sucessivas reencarnações. Essa seita sim era da Idade Média (século XI). Em geral, os movimentos heréticos eram combatidos e eliminados pela Igreja, fosse através de ações de catequização ou de repressão violenta, caso em que eram mobilizados os exércitos regulares de alguns reinos europeus cujos reis fossem fiéis ao Papa., ou seja Era considerado herege todo aquele que fosse contra os dogmas religiosos impostos pela Igreja Católica.

Explicação:

FAÇA SUA PERGUNTA

nayanealves4215

27.07.2018

História

Ensino superior

+12 pts

Respondido

A igreja dispunha de muitos recursos para se defender de ameaças. Um deles era o tribunal da inquisição. Explique os objetivos de sua criação

1

VER A RESPOSTA

RESPONDER

Respostas

2

O chamado Santo Ofício ou Inquisição foi uma instituição formada pelos tribunais da Igreja Católica para perseguir, julgar e punir pessoas acusadas de terem se desviado de seus ensinamentos – os hereges. Inquisição é um conjunto de instituições criadas para suprimir as heresias que apareceram e qualquer tipo de sincretismo religioso. A Inquisição medieval ocorreu nos séculos 13 e 14 e a Moderna durou do século 15 ao 19, instalando tribunais sempre que surgiam casos de heresia e eles não eram permanentes.

A Inquisição Medieval foi fundada no sul da França, em 1184, no Languedoc e combateu as heresias dos cátaros e albingenses. Em 1231, o Papa Gregório IX a instituiu oficialmente, pois queria acabar com as seitas religiosas na Itália, França, Alemanha e Portugal. O Santo Ofício recebia as acusações contra pessoas que professassem práticas diferente daquelas do cristianismo oficial, investigava esses hereges e seitas religiosas aplicando penas mais brandas: excomunhão e até mesmo algum tipo de tortura mais amena

Perguntas interessantes