1.
Durante a exposição do organismo ao calor extremo (acima de 40 graus centigrados), o sistema cardiovascular é um dos principais órgãos efetores
responsáveis pelo controle da temperatura. Isso ocorre em função:
do aumento do fluxo sanguíneo cutâneo, que levará à transpiração e depois à evaporação.
• 0000
somente do aumento do fluxo sanguineo cutâneo.
somente da diminuição do fluxo sanguineo.
da diminuição do fluxo sanguíneo cutâneo e sua redistribuição para os órgãos centrais.
do aumento da produção do suor.
Soluções para a tarefa
O calor em excesso faz com que a circulação aumente o seu fluxo, principalmente para tecidos periféricos para resfriar o corpo, o problema é que isso leva a evaporação e perda de líquidos (alternativa A).
Se o corpo começa a perder líquidos, o sistema circulatório irá sofrer rapidamente já que depende de uma determinada volemia para se manter.
Quando o volume sanguíneo é baixo o individuo corre risco de sofrer um choque hipovolêmico.
Espero ter ajudado!
Resposta: do aumento do fluxo sanguíneo cutâneo, que levará à transpiração e depois à evaporação.
Explicação:
quando o sangue que passa pelo hipotálamo está mais quente que o normal, ativa-se o centro de perda de calor. Esta região inibe o centro de produção de calor, levando a vasodilatação dos capilares superficiais da pele aumentando o fluxo sanguíneo, o que por muitas vezes pode ser o suficiente para regular a temperatura. Caso o corpo continue quente, um sinal através dos nervos simpáticos estimula as glândulas sudoríparas do corpo, causando sudorese. O suor tem a função de carrear água para fora do corpo e como este líquido é um bom condutor de calor, a sua evaporação causa o resfriamento do organismo. Em outros mamíferos, como cães, existe ainda o estimulo de respiração arfante, que amplia a superfície de perda de calor pela língua e cavidade bucal.