1. Durante a Era Vargas, o ensino de História tornou-se obrigatório nas escolas brasileiras, em um contexto educacional marcado.
a) pelo intenso nacionalismo, expresso na veiculação, dentro do programa de História, do conteúdo batizado de OSPB − Organização Social e Política do Brasil.
b) pela intervenção estatal na cultura, pela centralização do sistema escolar, e a ênfase, nos cursos de História, do culto à Pátria e aos heróis nacionais.
c) pelo estilo populista de governo, presente na criação dos Estudos Sociais, programa que abordava os problemas do povo brasileiro, mesclando conteúdos de História e Geografia.
d) pela promulgação de uma constituição de inspiração fascista, que criou o Ministério da Educação e as Leis de Diretrizes e Bases, oficializando um ensino de viés conservador e positivista.
e) pelo autoritarismo político que caracterizou o Estado Novo e impôs à disciplina de História um programa voltado apenas ao estudo dos grandes impérios da civilização.
podem me ajudar por favor?
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
B) pela intervenção estatal na cultura, pela centralização do sistema escolar, e a ênfase, nos cursos de História, do culto à Pátria e aos heróis nacionais.
Perguntas interessantes