História, perguntado por ejalesalmeida, 6 meses atrás

1. Durante a ditadura, futebol e política estavam associados: o governo militar procurava mostrar o sucedo da seleção brasileira como mais uma conquista de um Brasil vitorioso e próspero. Observe a charge e responda às questões.

• Qual é a visão da charge do chargista em relação ao período? Você acha que esse tipo de expressão artística pode ser considerado uma forma de resistência à ditadura? Justifique.

É URGENTE PFVR ME AJUDEM!!

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por mendesdluffy
67

O chargista compreende que existia outra coisa que merecia mais atenção por parte do governo, que no caso é a fome. Sim, este tipo de expressão é considerado uma forma de resistência, e também é uma forma de fazer uma crítica social.

Respondido por andredeggau
17

A visão do artista é que a ditadura brasileira usava o futebol para distrair as pessoas dos problemas reais do país. O uso político do futebol pelo partido que dominava na ditadura é bem documentado, e inclusive é famosa uma frase que estabelecia uma ligação entre a expansão do Campeonato Nacional (o campeonato brasileiro de futebol) e a ARENA (partido governista): "onde a ARENA vai mal, mais um time no Nacional!".

Essa expressão artística pode sim ser considerada uma forma de resistência à ditadura, uma vez que serve para contestar e questionar as ações do grupo que estava no poder, levando os cidadãos a refletir sobre o que de fato estava acontecendo.

Saiba mais sobre a ditadura brasileira: https://brainly.com.br/tarefa/7661887

Anexos:
Perguntas interessantes