História, perguntado por mariaeduardamsa, 1 ano atrás

1-Durante a crise do imperio romano ocorreu um processo de ruralizaçao.O que foi esse processo e explique por que ele ocorreu.

Soluções para a tarefa

Respondido por Gii999
8
O processo de ruralização aconteceu graças ao declínio do colonialismo. Com a redução das guerras de conquista durante um período próspero e farto, Roma tem seu número de escravos diminuindo cada vez mais (lembre-se: os escravos eram mão-de-obra, a base de Roma se encontrava no trabalho escravo). A partir daí o raciocínio é puramente econômico: se Roma agora possui menos colônias isso significa que (além do número de escravos diminuir) a oferta dos produtos será menor, e portanto os preços (assim como as despesas) aumentarão. Isso levará a um déficit orçamentário (ou seja, as despesas superarão os rendimentos) e, sem saída, Roma aumentará excessivamente os impostos. 
 Obviamente isso não adiantará, pois, com os altos preços há uma retração dos mercados (que já se encontram com baixa mão-de-obra), que veem sua produção declinada. Os altos impostos + baixa produção irão gerar uma inflação enorme e não controlada (a moeda perderá seu poder de compra)e é aqui que o"início do fim" fica claro.
 Com o declínio do comércio acontecem simultaneamente duas coisas: o êxodo urbano e a volta das trocas naturais. Na primeira situação ocorrerá uma migração em massa da cidade para o campo, a população irá se concentrar nas villas, propriedades autossuficientes de economia agrária de consumo, e a base do trabalho agora será a meação (ou seja, em troca do uso da terra e proteção, o servo paga um "imposto", que nada mais será que a repartição do produto do trabalho com o dono da terra).
 Obs: essa situação é base para o que vamos conhecer como servidão feudal na Idade Média.
 Eu JURO que tentei resumir, mas essa é uma época muito complicada de se explicar. Espero ter ajudado. 
 
 
 
Perguntas interessantes