1) Dona Rosa passou a confeccionar e vender máscaras de tecido. Por cada máscara, é cobrado o valor de R$ 8,00, sendo que deste valor 1/4 é destinado aos custos de produção de cada máscara (linha, tecido...). Sabendo que dona Rosa vende, em média, 200 máscaras por mês, quanto é a renda mensal líquida (renda depois de retirado todos os custos) dela com a venda deste produto?
(Calculo pfvr)
2) De acordo com a Sesap a situação do COVID-19 no RN na quarta-feira 03/06 era a seguinte:
• 9.149 casos confirmados
• 19.659 casos suspeitos
• 16.013 descartados
• 1.824 recuperados
• 367 mortes
A partir da análise desses dados, calcule a porcentagem correspondente a casos de morte e casos de cura (pacientes recuperados), com relação ao total de casos confirmados e em seguida faça uma comparação entre essas porcentagens.
(Calculo pfvr)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
1) Dona rosa vende cada máscara por 8 reais, 1/4 desse valor é reservado para os gastos de produção, então calculamos 1/4 de 8.
Ou seja, ela gasta 2 reais com custos de produção, sobrando então 6 reais. Se ela vende 200 máscaras por mês e cada máscara lhe dá um lucro de 6 reais, para sabermos a renda mensal líquida basta multiplicarmos:
200×6=1.200
Dona Rosa ganha 1,200 reais por mês.
2) Começaremos relacionando os casos de mortes ao total de casos confirmados.
367 mortes para 9.149 casos casos confirmados. Para sabermos a porcentagem basta dividirmos e em seguida multiplicar por 100.
Ou seja, 4% das pessoas morreram.
Agora relacionando os casos de cura ao total de casos confirmados. O procedimento será o mesmo.
Isso em porcentagem fica:
Ou seja, 20% das pessoas se recuperaram.
Chegamos a conclusão que o número de pessoas recuperadas em relação ao total é menos da metade, e que a porcetagem de mortos não chega a 5%, o que não diminui a importância da prevenção
(Essa parte da conclusão é mais como você interpreta o resultado, isso vai de pessoa para pessoa)
Adendo: Os cálculos estão aproximados.