1. Dois estudantes decidiram medir a velocidade das a´guas de um rio usando apenas uma trena e conhecendo o valor da acelera¸ca˜o gravitacional. Ap´os algumas tentativas perce-beram que, abandonando simultaneamente uma pedra do alto da ponte e um barquinho de papel nas ´aguas do rio, a pedra atingia o barquinho quando ele era colocado na a´gua a 3 m do ponto de impacto e a pedra ca´ıa em queda livre por 5 m. De posse desses resultados, calcule a velocidade m´edia da correnteza do rio.
Soluções para a tarefa
A velocidade média da correnteza equivale a 3 m/s.
O movimento de queda livre constitui-se em um caso particular de movimento uniformemente variado no qual a aceleração é igual a aceleração da gravidade -
a = g
Na queda livre o corpo parte do repouso e a variação da posição é igual a variação da altura do objeto.
Vo = 0
h = gt²/2
5 = 10t²/2
t = 1 segundo
Analisando o movimento uniforme do barquinho-
V = ΔS/Δt
V = 3/1
V = 3 m/s
A velocidade média da correnteza do rio é: 3 m/s.
O que é Impulso e Quantidade de Movimento?
O impulso acaba sendo uma premissa da física vetorial, onde a mesma está conectada com a força aplicada em um corpo específico durante um intervalo de tempo e a quantidade de movimento (também conhecido como momento linear) é o produto da massa do corpo pelo produto da sua velocidade.
Com isso, veremos que o Momento linear também faz parte da vertente do movimento uniformemente variado onde a aceleração será igual a aceleração da gravidade, nos remetendo a:
- - a = g
Já na queda livre, veremos que o corpo acaba partindo do repouso e a variação da posição será igual a própria variação dessa altura do objeto, ou seja:
- - Vo = 0
Portanto:
- h = gt² / 2
5 = 10t² / 2
t = 1 segundo
Finalizando com o movimento uniforme desse barco, teremos que:
V = ΔS / Δt
V = 3 / 1
V = 3 m/s
Para saber mais sobre Quantidade de Movimento:
brainly.com.br/tarefa/42606430
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :))
#SPJ3