Pedagogia, perguntado por clapjvideirapa, 1 ano atrás

1)Distante do ambiente escolar, as crianças convivem com conceitos matemáticos, como regras, gráficos, tabelas, quantidades, formas, entre outros. Essas experiências desenvolvem nas crianças o que chamamos de senso matemático ou percepção matemática.
Assinale a alternativa que apresenta considerações a respeito dos conhecimentos prévios:
Alternativas:
a) A criança, quando dá início a seu processo de escolaridade, não possui ainda conhecimentos que podem ser considerados.
b)No progresso relacionado ao aprendizado da criança, para que não haja falhas ou obstáculos epistemológicos, todos os conhecimentos que a criança já possui devem ser substituídos.

c)
Para um aprimoramento de conceitos e noções que a criança desenvolve ao longo de sua formação, é de extrema importância que a bagagem trazida por cada um delas seja esquecida.
d)Um olhar atento à bagagem trazida pela criança é de extrema importância para que o professor possa dar continuidade ao processo de evolução do aprendizado da criança, sem pular etapas em seu desenvolvimento.
e)Na primeira etapa de escolaridade, o aprendizado é bastante superficial e os conhecimentos que as crianças já possuem devem ser ignorados.
2)Analise as situações hipotéticas a seguir: "Um professor, divide a sala em grupos e propõe um trabalho relativo à leitura e interpretação dos dados apresentados em tabelas e gráficos, além da construção de gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos de jornais e científicos". "Outro professor promove uma oficina que visa à construção da cidadania por meio do desenvolvimento do raciocínio estatístico".
Assinale a alternativa que condiz com o bloco de conteúdo a que as exemplificações se referem:
a)Números e operações
b)Tratamento da Informação
c)Espaço e forma
d)Grandezas e medidas
e)Temas transversais
3)Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) tratam-se de referenciais curriculares para o Ensino Fundamental e Médio do Brasil. Seu principal objetivo é dar subsídios para atividades escolares de ensino e de aprendizagem e garantir que as crianças e os jovens do Brasil possam desfrutar de conhecimentos necessários para a cidadania, mesmo que estes estejam em locais de condições económicas e sociais não favorável.

Em relação aos princípios que pautam a construção dos PCN de Matemática, analise se as afirmativas expostas na sequência são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A Matemática é componente importante na construção da cidadania.

( ) O conhecimento matemático deve ajudar o aluno a compreender e transformar sua realidade.

( ) O conhecimento matemático deve ser apresentado aos alunos como algo pronto e acabado e irrefutável.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)V – V – V
b)F – V – F
c)V – V – F
d)F – F – V
e)V – F – V
4)Há múltiplos recursos que podem contribuir para a prática docente, entre eles aulas expositivas dialogadas, livros didáticos e paradidáticos, calculadoras, jornais e revistas, vídeos, laboratório de ensino. O professor pode propor variadas abordagens e, também, a utilização de metodologias diferentes, em busca de atingir os objetivos de aprendizagem pretendidos.

Assinale a alternativa que apresenta algumas tendências em Educação Matemática:
a)Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Etnomatemática, História da Matemática.
b)Jogos matemáticos, Modelagem Matemática, Estatística, História da Matemática.
c)Resolução de Problemas, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), Etnomatemática, Razão e proporção.
d)Trigonometria, Modelagem Matemática, Etnomatemática, Equações.

e)Resolução de Problemas, Porcentagem, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), História da Matemática.

5)Analise o trecho a seguir:
Em 1931, a reforma Francisco Campos trouxe uma série de decretos que organizaria a ____________ no país. Na nova proposta curricular para o ensino da ____________, além dos conteúdos a serem ensinados, enfatizava-se que o estudante deveria sempre ser um ____________ e não um receptor passivo de conhecimentos e, para isso, era preciso considerar o desenvolvimento mental do aluno e seus interesses. A orientação era que a memorização sem raciocínio fosse abandonada e que, em seu lugar, fosse promovido um ensino que partisse da intuição. Um dos problemas enfrentados no início desse novo modelo foi que os professores tiveram dificuldades de adaptação, agravadas pela falta de livros didáticos de acordo com as novas diretrizes.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

a)Economia / História / criador

b)Educação / Matemática / descobridor

c)Política / Matemática / mero ouvinte

d)Cultura / Língua Portuguesa / idealizador

e)Agricultura / Matemática / coletor

Soluções para a tarefa

Respondido por anelizsc
13

Resposta:

Av 1 1- d, 2-b, 3- c, 4-a, 5-b.

Explicação:


vickv12345: AV1: 1D 2B 3C 4A 5B / AV2: 1B 2C 3E 4D 5D foi sem erros
Respondido por polianafferreira
4

QUESTÃO 1

d) Um olhar atento à bagagem trazida pela criança é de extrema importância para que o professor possa dar continuidade ao processo de evolução do aprendizado da criança, sem pular etapas em seu desenvolvimento.

QUESTÃO 2

b)Tratamento da Informação

Esse bloco (Tratamento da Informação) envolve a leitura de gráficos e de tabelas simples e também de dupla entrada. Nelas, o aluno vai precisar encontrar os dados necessários para resolver determinados problemas.

QUESTÃO 3

c)V – V – F

( V ) A Matemática é componente importante na construção da cidadania.  

( V ) O conhecimento matemático deve ajudar o aluno a compreender e transformar sua realidade.  

( F ) O conhecimento matemático deve ser apresentado aos alunos como algo pronto e acabado e irrefutável.

QUESTÃO 4

a)Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Etnomatemática, História da Matemática.

QUESTÃO 5

b)Educação / Matemática / descobridor

Em 1931, a reforma Francisco Campos trouxe uma série de decretos que organizaria a educação no país. Na nova proposta curricular para o ensino da Matemática, além dos conteúdos a serem ensinados, enfatizava-se que o estudante deveria sempre ser um descobridor e não um receptor passivo de conhecimentos e, para isso, era preciso considerar o desenvolvimento mental do aluno e seus interesses. A orientação era que a memorização sem raciocínio fosse abandonada e que, em seu lugar, fosse promovido um ensino que partisse da intuição. Um dos problemas enfrentados no início desse novo modelo foi que os professores tiveram dificuldades de adaptação, agravadas pela falta de livros didáticos de acordo com as novas diretrizes.

Bons estudos!

Perguntas interessantes