Filosofia, perguntado por marcioasaf, 1 ano atrás

1- Discorra sobre o ensino PROEP (Programa de Expansão do Ensino Profissionalizante) e PRONATEC (Programa Nacional do Ensino Técnico) e os benefícios que estes trouxeram à empregabilidade. 2- O Ensino Técnico tem como principal crítica o fato do professor ser apenas um elo entre o conhecimento científico e o aluno, perdendo-se os aspectos humanísticos da educação como os valores, boas maneiras, senso crítico etc. Outros defendem o Tecnicismo como caminho mais curto para bons salários e aplicação imediata do aprendizado, como é o caso da Alemanha que cooptar 60% dos estudantes para o ensino dual (Dois dias nas fábricas e três nas escolas). Qual sua opinião a esse respeito disto.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0
Olá, tudo bem?

O ensino técnico, representado por um programa como o PRONATEC, é importante para o desenvolvimento nacional.

Embora possua alguns problemas, como é natural, o PRONATEC contribui para a melhor formação de alunos de baixa renda, contribui para a formação profissional de professores, estimulando a carreira, e ainda ajuda no desenvolvimento nacional, uma vez que fornece mão de obra técnica especializada para diversas indústrias, mão de obra que nos falta.

O segundo ponto é uma questão de opinião pessoal, eu pessoalmente acredito que a educação técnica cumpre alguns pontos importantes e que seus críticos exageram suas desvantagens e possíveis perigos.

As deficiências do ensino técnico poderiam, por exemplo, ser compensadas com um aumento da carga horária, para que houvesse tempo para a formação social do aluno enquanto cidadão, missão que, talvez, seja a mais importante da escola, sem prejuízo para a sua formação técnica. 
Perguntas interessantes