1. Diferencie ventilação pulmonar (sistematica) de respiração celular
2. Diferencie respiração aeróbica da respiração anaeróbica
3. Qual é nome da moeda energética da célula?
4. Qual é o objetivo da respiração celular?
5. Cite as etapas da respiração celular aeróbia
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Todas as células de nosso corpo precisam, continuamente, de oxigênio para que possam gerar energia e assim manter as funções do organismo. Esse processo de obtenção de oxigênio para geração de energia vital, por meio de processos químicos ocorridos no interior das células, é a respiração celular. Sem ela, não vivemos.
As células usam o oxigênio para oxidar substâncias orgânicas diversas, como carboidratos, e nesse processo, liberam água, gás carbônico e a energia que é utilizada no trabalho celular, ou seja, no funcionamento do nosso corpo.
E como o oxigênio chega até as células para que essa respiração ocorra?
É aí que entra a ventilação pulmonar. Graças a ela, o oxigênio pode entrar em nosso corpo e ser transportado dos pulmões até as células (usando a corrente sanguínea como veículo).
Na ventilação pulmonar, inflamos e desinflamos os alvéolos pulmonares, por meio da contração e relaxamento da musculatura do diafragma (inspiração e expiração). As contrações do diafragma provocam diferenças de pressão entre o interior dos pulmões e a atmosfera e isso garante a entrada do ar no corpo.
O mesmo sangue que transporta o oxigênio para as células trará até os pulmões o gás carbônico liberado por elas, para que seja eliminado pela expiração. Assim, a ventilação pulmonar é responsável por capturar o oxigênio da atmosfera e também por possibilitar a eliminação do gás carbônico no ambiente.
Explicação:
2-A respiração aeróbica é aquela que utiliza oxigênio como aceptor final. A anaeróbica, por sua vez, não utiliza essa substância.
3- O ATP, ou adenosina trifosfato, é uma pequena molécula considerada como a “moeda energética” das células.
4- objetivo da Respiraçao Celular é converter energia contida em compostos orgânicos em ATP para este fornecer energia para a célula.
5-Etapas da respiração aeróbica
A degradação da glicose na respiração celular se dá em três etapas fundamentais: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiração. A glicólise ocorre no hialoplasma da célula, enquanto o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ocorrem no interior das mitocôndrias.