1) Diferencie os conceitos de bulimia nervosa e anorexia nervosa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dos transtornos alimentares, a anorexia nervosa e a bulimia nervosa são os que mais têm levado pacientes adolescentes, geralmente do sexo feminino e cada vez mais jovens, a buscar ajuda. Essa ajuda se dá através de um tratamento multidisciplinar envolvendo médicos psiquiatras, psicólogos e nutricionistas. A psicoterapia tem se mostrado um componente eficaz para a melhora dessas pacientes. O presente artigo tem por objetivo expor uma proposta de tratamento psicoterápico a partir da abordagem cognitivo-construtivista.
Palavras-chave: Anorexia nervosa, bulimia nervosa, abordagem cognitivo-construtivista.
Explicação:
Ambos são transtornos alimentares nos quais a pessoa apresenta obsessão pela magreza excessiva e faz de tudo para perder o máximo de peso. Quando atestam ganho de algumas gramas se desesperam. Os transtornos alimentares costumam estar ligados à depressão. Os sintomas nem sempre são notados de imediato. Na maioria das vezes, quando algum parente percebe é porque o seu familiar já está em um nível avançado do distúrbio. O importante, nestes casos, é buscar tratamento médico, pois ao mesmo tempo em que estes distúrbios podem levar à morte, eles têm cura e só depende da vontade do “paciente”. Contar com o apoio dos familiares e amigos é ainda melhor.
As principais características da bulimia são a compulsão alimentar seguida de um método nada saudável para retirar do organismo todo o alimento ingerido, provocando vômitos, ingerindo medicamentos laxantes e praticando exercícios físicos de forma excessiva. Na maioria dos casos, a pessoa com bulimia nervosa apresenta peso ideal (de acordo com o IMC), mas por não conseguir conter sua compulsão alimentar sente-se culpada por comer e busca meios de perder o peso ganho, e até mais. Geralmente, estas pessoas sentem vergonha de seu distúrbio e tentam esconder ao máximo.