História, perguntado por denizeferreira859, 2 meses atrás

1- Diferencie o Socialismo de Fascismo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por anacarolina150569
0

Resposta:

A pergunta pede uma distinção teórica. Então, temos que considerar já que, apesar de “fascismo” ser muitas vezes usado como sinônimo para “autoritarismo” (e isso já desde o século XX), na essência eles não são sinônimos. Fascismo é um sistema político, autoritarismo é uma característica de sistemas políticos. O regime soviético era uma ditadura autoritária de esquerda, não fascista. O regime de Mussolini era uma ditadura autoritária de direita, fascista.

O socialismo assumiu várias tendências e correntes ao longo do tempo: o socialismo utópico, do qual derivaram o anarquismo, a social-democracia e o próprio marxismo; o leninismo e estalinismo soviéticos; o maoísmo chinês; e, enfim, várias outras formas definidas país a país. Na essência, tinham em comum:

1) o ideal de levar à desconcentração da riqueza, das mãos de muitos poucos até às mãos de todos os trabalhadores, assim acabando efetivamente com a divisão de classes sociais e,

2), uma organização política que, mais cedo ou mais tarde (por imposição militar ou prática dialética), levaria ao fim do Estado organizado, símbolo máximo de opressão burguesa. Pode ler mais sobre isso na minha resposta a Qual é a diferença entre comunismo e socialismo?

Assim, o socialismo tem uma perspectiva econômica, centrada no conceito de classe, e promove uma ação que vai de baixo (do proletariado) para cima.

O fascismo, pelo contrário, parte de um conceito muito forte de Nação, que declara constituída por elementos inferiores e superiores (o governo cabe aos superiores) e promove o enrijecimento do Estado e da sua estrutura, através de três pilares:

1) negando o liberalismo, o comunismo e o conservadorismo,

2) impondo autoritariamente uma regulação econômica corporativa, em que as classes se mantém no lugar para prosseguir objetivos definidos.¹

3), a imposição da violência de estado (policial, militar) para a manutenção dessa estrutura social, estendendo-se ao controle cultural e do pensamento através de censura estatal. ²

Ou seja, independentemente das distorções a que as experiências opressivas tanto de esquerda quanto de direita nos levam, podemos ver várias diferenças entre socialismo e fascismo nos seus pontos de partida, destinos pretendidos e meios de ação que propõem:

Respondido por geraldoguimaraesfilh
1

Resposta: No meu entendimento, fascismo pode ser considerado como sendo aquele sistema que, ao apoiarem um líder, o obedecem. Já o socialismo seria outra filosofia política que priorizaria a propriedade social, caracterizada pelo assistencialismo tal como ocorre em Cuba e na Venezuela atualmente.

Explicação:  

Perguntas interessantes