1) DIFERENCIE ÂNODO DE CÁTODO
2) NA PESQUISA COM RAIOS CATÓDICOS, OS ELÉTRONS CONSEGUIRAM MOVIMENTAR UM CATAVENTO, COMO ISSO FOI POSSÍVEL?
3) QUAL A IMPORTÂNCIA DO EXPERIMENTO COM RAIOS CATÓDICOS?
4) COMO ESSA DESCOBERTA AJUDOU A RUTHERFORD MOLDAR O SEU MODELO ATÔMICO?
Soluções para a tarefa
RESPOSTAS:
1- Nas pilhas, o eletrodo positivo é chamado de cátodo e o negativo é o ânodo. Aqui na eletrólise é o contrário, o ânodo é o polo positivo e o cátodo é o polo negativo. No entanto, nos dois casos, na pilha e na eletrólise, no ânodo há a oxidação e no cátodo há a redução.
2- Observando os fenômenos que ocorrem nos tubos, podemos tirar algumas conclusões à respeito das propriedades deste raio catódico (fluxo de elétrons). Podemos concluir que:
*Os raios catódicos possuem massa, já que, como observado nos fenômenos dos tubos A e B, eles conseguem interagir com as partículas que formam o anteparo e o cata-vento de mica.
*Os raios catódicos são formados por partículas carregadas negativamente, pois, como observado no fenômeno do tubo C, ocorre atração deste fluxo luminoso de carga negativa para a placa carregada positivamente.
3- Os resultados desses experimentos ajudaram Thomson a determinar a razão entre massa e carga das partículas do raio catódico, o que levou a uma fascinante descoberta −a de que a massa de cada partícula era muito, muito menor que a de qualquer átomo conhecido.
4- O modelo atômico de Rutherford apresenta como principais características um núcleo positivo e uma eletrosfera negativa, todas evidenciadas por um experimento que utilizou radiação e ouro.
PFVR!!! MARQUE COMO MELHOR RESPOSTA!!!