1. DIFERENCIE A REPÚBLICA DA ESPADA E A OLIGÁRQUICA
2. ESCOLHER UMA GUERRA OU REVOLTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA E FALAR SOBRE ELA. CAUSAS, LÍDERES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
3. QUAIS FATORES CONTRIBUÍRAM PARA O FIM DA PRIMEIRA REPÚBLICA?
Soluções para a tarefa
Explicação:
1)
República da Espada:
O período inicial da República brasileira, de 1891 a 1894 é conhecido como República da Espada. Foi um período governado por dois militares, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Durante este período transicional, foram comuns os levantes populares, e a repressão a focos de resistência simpáticos ao Imperador Dom Pedro II.
Uma junta militar encabeçada por Deodoro da Fonseca governou o Brasil entre 1889 e 1891, quando eleições indiretas o elegeram presidente, com Floriano como vice. Entretanto, Deodoro renunciou no mesmo ano, com problemas de saúde que o afligiam havia anos, e com graves problemas políticos, como atritos com a oligarquia cafeeira, greves, e a Primeira Revolta da Armada. Floriano Peixoto assumiu a presidência, e entre seus atos, estatizou a moeda, estimulou a indústria, baixou o preço de imóveis e alimentos. Floriano também repreendeu movimentos monarquistas, e entre seus atos, proibiu o Jornal do Brasil, na época com inclinações monarquistas, de circular até o final de seu governo.
República Oligarquica:
A República Oligárquica é a denominação dada ao período de 1894 a 1930, em que a política do país era dirigida por oligarquias agrárias e por representantes civis na presidência. Prudente de Morais foi o primeiro presidente civil que favoreceu a volta do poder agrário já que estes estavam limitados a dominar somente o poder legislativo.
A política que permaneceu no poder neste período foi chamada de Café-com-Leite já que seus representantes maiores eram São Paulo, maior produtor e exportador de café do país, e Minas Gerais, que apesar de não ser o maior produtor de leite se dedicava em especial a este produto. Neste período os principais governantes do país estavam fortemente ligados ao café, como é o caso de deputados, senadores, governadores e presidentes do Brasil.
2)
Os principais fatores que contribuíram para a primeira guerra mundial foram:
Disputas imperialistas (temor que a ascensão da Alemanha gerou em nações como Rússia, França e Grã-Bretanha)
Nacionalismos: Pangermanismo, revanchismo francês, questão dos Balcãs, pan-eslavismo
Alianças militares: Tríplice entente e tríplice aliança
Corrida armamentista para se fortalecer para o conflito que estava prestes a acontecer.