Filosofia, perguntado por jjkcaffe, 4 meses atrás

1- diferença x desigualdade. Levando em consideração que a diferença diz respeito a características necessárias, características que são determinadas pela natureza, e que a desigualdade diz respeito a características contingentes, características determinadas pela cultura de uma sociedade e de um povo, apresente exemplos do cotidiano que represente cada um desses conceitos.

2- relacione o conceito trabalhado sobre a desigualdade com o conceito de luta de classes. Lembrando que a luta de classes é um dos conceitos chaves para a compreensão do Estado em Karl Marx

Soluções para a tarefa

Respondido por LigthYagami0000000
0

Resposta:

1 - Favelização. O cenário habitacional é um forte indício da condição de desigualdade. ...

Desigualdade alimentar. ...

Falta de saneamento básico. ...

Ensino de baixa qualidade. ...

Menos formação. ...

Desemprego. ...

Precariedade na saúde pública. ...

Precariedade no transporte público.

Um bom exemplo de introdução seria: Educação, saúde e moradia de má qualidade são algumas das consequências de um país com grande desigualdade social. Afinal, quanto maior a diferença econômica entre as classes, piores serão as condições de vida das pessoas que estão na base da nossa estrutura social.

Explicação:

2 - O conceito de Marx sobre a luta de classes representa o antagonismo entre uma pequena classe dominante sobre uma maioria subalternizada. Foi assim com homens livres e escravos, senhores feudais e servos, em suma, opressores e oprimidos.

Para Marx, as revoluções burguesas configuraram na revolução do modo de produção. Com o surgimento do modo de produção capitalista, a classe dominante está identificada como os detentores dos meios de produção (matéria-prima, instalações e maquinário)

A classe oprimida passa a ser composta de sujeitos que nada possuem, apenas a sua força de trabalho. Para garantir sua sobrevivência, vendem ao capitalista esse seu único bem em troca de um salário.

Perguntas interessantes