1) Determine o valor presente do fluxo de caixa indicado no diagrama abaixo:
Soluções para a tarefa
Explicação:
Algo SobreNota: é importante que você tenha estudado os capítulos anteriores sobre Matemática Financeira publicados nesta pág...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:
Diagramas de fluxo de caixa
Paulo Marquespor: Paulo Marques
Nota: é importante que você tenha estudado os capítulos anteriores sobre Matemática Financeira publicados nesta página, para entender a explanação a seguir.
Um diagrama de fluxo de caixa, é simplesmente a representação gráfica numa reta, dos períodos e dos valores monetários envolvidos em cada período, considerando-se uma certa taxa de juros i.
Traça-se uma reta horizontal que é denominada eixo dos tempos, na qual são representados os valores monetários, considerando-se a seguinte convenção:
dinheiro recebido Þ seta para cima
dinheiro pago Þ seta para baixo.
Exemplo:
Veja o diagrama de fluxo de caixa a seguir:
fig. 1
O diagrama da figura acima, por exemplo, representa um projeto que envolve investimento inicial de 800, pagamento de 200 no terceiro ano, e que produz receitas de 500 no primeiro ano, 200 no segundo, 700 no quarto e 200 no quinto ano.
Convenção: dinheiro recebido Þ flecha para cima Þ valor positivo
dinheiro pago Þ flecha para baixo Þ valor negativo
Vamos agora considerar o seguinte fluxo de caixa, onde C0, C1, C2, C3, ..., Cn são capitais referidos às datas, 0, 1, 2, 3, ..., n para o qual desejamos determinar o valor presente (PV).
fig. 2
O problema consiste em trazer todos os capitais futuros para uma mesma data de referencia. Neste caso, vamos trazer todos os capitais para a data zero. Do diagrama de fluxo de caixa visto acima, concluímos que o valor presente - PV - do fluxo de caixa será:
fig. 3