1. Determine o genótipo dos indivíduos do heredograma abaixo:
Soluções para a tarefa
Nós não podemos determinar o genótipo do indivíduo 3 apenas, entretanto, nós podemos concluir que o casal 1-2 é heterozigoto, assim como o casal 5-6, o indivíduo 4 é homozigoto recessivo assim como o os indivíduos 7 e 8.
- Mas como saber disso ?
Ao analisarmos esse heredograma, nós percebemos que existe o casal 1-2 que não é afetado, e tem 3 descendentes, desses 3 descendentes, um homem (indivíduo 4), possui o quadrado pintado, na representação de um heredograma, isso significa que aquele indivíduo é afetado por alguma doença ou característica. E esse comportamento, em que pais normais tem filhos afetados, é típico de uma característica recessiva. Isso significa que indivíduos não afetados, podem ser dados por 2 genótipos, são eles :
- E uma pessoa afetada ?
Será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por aa).
- Certo, mas como nós descobrimos os genótipos dos indivíduos ?
Perceba que os indivíduos 1 e 2 que não são afetados, se casaram e tiveram descendentes afetados, isso vai ocorrer em apenas uma situação, o casal, obrigatoriamente, vai possuir o genótipo heterozigoto, isso porque se eles não são afetados, isso significa que eles possuem o alelo dominante em seu genótipo, mas vamos testar as possibilidades.
- Sendo ambos do casal, homozigotos dominantes (AA) :
A A
A AA AA
A AA AA
A partir da análise desse cruzamento, nós percebemos que 100% dos genótipos são homozigotos dominantes, e por tabela, esse casal não poderia ter um descendente afetado por uma doença recessiva, só que eles tiveram, que foi o homem representado pelo quadrado de número 4, então esse não pode ser o genótipo do casal.
- Sendo um homozigoto dominante, e o outro heterozigoto :
A a
A AA Aa
A AA Aa
Desse cruzamento, nós percebemos que 50% dos genótipos são heterozigotos e 50% são homozigotos dominantes, logo, ninguém seria afetado por uma doença de caráter recessivo.
- Mas sendo ambos heterozigotos :
A a
A AA Aa
a Aa aa
A partir da análise desse quadro de Punnett, podemos inferir que :
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes (AA), e codificam uma pessoa sem a doença.
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa) e codificam uma pessoa sem a doença.
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos (aa) e codificam uma pessoa com a doença.
Que é justamente o genótipo do indivíduo 4, então nós já sabemos que o casal 1 e 2 são heterozigotos.
O mesmo nós percebemos com o casal 5 e 6 que também não são afetados, perceba que se casaram e tiveram 2 descendentes, em que ambos são afetados, como vimos anteriormente, isso só irá ocorrer quando ambos forem heterozigotos
O indivíduo 3 não podemos determinar o genótipo com 100% de certeza, visto que como exposto no cruzamento, ele pode ser tanto homozigoto dominante (AA) quanto heterozigoto (Aa)
E os indivíduos 4, 7 e 8 que são afetados, possuem o genótipo homozigoto recessivo (aa)
Portanto, concluímos que :
Indivíduo 1 : Aa
Indivíduo 2 : Aa
Indivíduo 3 : A_ (AA ou Aa)
Indivíduo 4 : aa
Indivíduo 5 : Aa
Indivíduo 6 : Aa
Indivíduo 7 : aa
Indivíduo 8 : aa
Bons estudos e espero ter ajudado