1) determine as adaptações evolutivas dos seguintes biomas:
a) Mata Atlântica
b) Floresta Amazônica
c) Cerrado
d) Pantanal
e) Deserto
f) Pampa Gaúcho
g) Manguezal
h) Caatinga
Soluções para a tarefa
a) A Mata Atlântica ou floresta estacional semidecidual é o bioma brasileiro mais devastado, reduzido a 7% de sua área original. Chegou a ocupar, aproximadamente, 15% do território nacional, estendendo-se pela faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte ao litoral de Santa Catarina.
b) Este bioma chega ocupar uma área de 4.196.943 Km², que corresponde mais de 40% do território nacional e é constituída principalmente por uma floresta tropical.
c)Presente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás o cerrado cobre cerca de 197 milhões de hectares do território brasileiro sendo o segundo bioma mais produtivo do país
d)O Bioma Pantanal ocupa uma extensa planície, que abrange parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e estende-se pelos territórios do Paraguai e da Bolívia. Como o próprio nome diz, é um grande pântano. Tem como características o alagamento de suas planícies durante os períodos de chuva.
e)Sua vegetação é constituída por gramíneas e pequenos arbustos, é rala e espaçada, ocupando apenas lugares em que a pouca água existente pode se acumular (fendas do solo ou debaixo das rochas). As maiores regiões desérticas do globo situam-se na África (deserto do Saara) e na Ásia (deserto de Gobi).
f)O pampa é hoje o bioma brasileiro com menor porcentagem de suas áreas protegidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Menos de 1% de toda a extensão do pampa é protegida. Isso representa um risco imenso para a manutenção do bioma a longo prazo, e é mais preocupante quando se pensa que o pampa está acima da maior parte do aquífero Guarani, segundo maior aquífero subterrâneo de água doce do Brasil. Apesar da paisagem aparentemente simples, o pampa guarda em si uma complexidade rara e perder essa riqueza não é algo que possamos cogitar nos próximos anos
g)Em virtude do solo salino e da deficiência de oxigênio, nos manguezais predominam os vegetais halófilos, em formações de vegetação litorânea ou em formações lodosas. As suas longas raízes halófilas permitem a sustentação das árvores no solo lodoso
h) As principais características da caatinga são: - Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - Presença de cactos e bromélias; - Os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação)