1)Determine a constante elástica de uma mola sabendo que ao aplicar uma força com 200N de intensidade a deformação causada terá 20cm
2)Sabendo que a constante elástica de uma mola é 400N/m, determine a força que deve ser aplicada para causar uma deformação de 0,5 m.
3)Uma mola em repouso possui comprimento de 80 cm, qual será seu comprimento total ao ser aplicada nela uma força com 100 N de intensidade sabendo que sua constante elástica é 400N/m?
Me ajudem pfvr
Soluções para a tarefa
Resposta:
3
Explicação:
pq ela tem 80 cm e não 100
Resposta:
1)A lei de Hooke estabelece que, quando uma mola é deformada por alguma força externa, uma força elástica restauradora passa a ser exercida na mesma direção e no sentido oposto à força externa. Essa força elástica, por sua vez, é variável e depende do tamanho da deformação que é sofrida pela mola. 2) De acordo com a lei de Hooke, quando uma força é aplicada sobre uma mola, ela é capaz de deformar a mola, consequentemente, a mola produz uma força contrária à força externa, chamada de força elástica. Essa força torna-se maior de acordo com a deformação da mola. Veja a fórmula utilizada para o cálculo da força elástica:
Fel – força elástica (N)
k – constante elástica (N/m)
x – deformação da mola (m) 3)Na fórmula acima, é possível observar a presença de um sinal negativo. Esse sinal diz respeito ao sentido da força elástica, que é sempre oposto à variação de comprimento sofrida pela mola (x). Se essa variação é positiva, a força é negativa, isto é, possui sentido oposto.
Explicação: