1) Determene os conficientes das equações abaixo,reduzindo-os aos menores números inteiros.
a) Cr2(So4)3+H2O+KMnO4+K2SO4 -->K3Cr2O7+h2SO4+MnSo4
preciso de todo o processo até chegar ao resultado, me ajudem por favorrr
Soluções para a tarefa
a) Cr₂(SO₄)₃ + H₂O + KMnO₄ + K₂SO₄ ⇒ K₂Cr₂O₇ + H₂SO₄ + MnSO₄
Balanceamento usando o nox:
Os elementos que tem o nox alterado são o Cromo (Cr) que no reagente tem o nox de +3 e no produto o nox passou a ser de +6.
A variação do nox será:
temos 2 Cr no reagente e 2 Cr no produto, desse modo o nox do reagente será 2 x +3 = +6 e o do produto será 2 x +6 = +12.
Variação nox Cr de +6 para +12 é de 6 (unidades).
E o manganês (Mn) que tem nox no reagente de +7 (KMnO₄) e no produto o nox passou para +2 (MnSO₄)
Assim, a variação de nox de +7 para +2 foi de 5 (unidades).
Agora que encontramos a variação de nox, basta colocar essa variação de nox como sendo o índice estequiométrico nos produtos. Sendo que a variação do nox do cromo (6) será o índice estequiométrico do composto de manganês e a variação do nox do manganês (5) será o índice do composto que contem o cromo. Assim:
Cr₂(SO₄)₃ + H₂O+ KMnO₄+K₂SO₄ ⇒5K₂Cr₂O₇ + H₂SO₄ + 6MnSO₄
Agora prosseguimos com o balanceamento pelo método de tentativa.
Primeiro balanceamos os demais elementos químicos e por último balanceamos Hidrogênios e Oxigênio.
Vamos começar com o cromo: Temos 10 cromos no produto (5 K₂Cr₂O₇) e somente 2 cromos no reagente [Cr₂(SO₄)₃], assim para igualar é preciso colocar o índice estequiométrico 5 na frente do composto que contém cromo no reagente:
5 Cr₂(SO₄)₃ + H₂O + KMnO₄ + K₂SO₄ ⇒ 5 K₂Cr₂O₇ + H₂SO₄ + 6 MnSO₄
Agora balanceamos o manganês (Mn): temos 6 Mn no produto e somente 1 no reagente (KMnO₄) para balancear é preciso colocar o índice estequiométrico 6 na frente do composto que contém manganês no reagente:
5 Cr₂(SO₄)₃ + H₂O + 6 KMnO₄ + K₂SO₄ ⇒ 5 K₂Cr₂O₇ + H₂SO₄ + 6 MnSO₄
Agora vamos balancear o potássio (K): temos 8 K no reagente, sendo 6 (6 KMnO₄) e mais 2 do K₂SO₄, enquanto no produto temos 10 K (5 K₂Cr₂O₇). Como o 6 KMnO₄ já foi balanceado, vamos precisar de mais 2 K que serão fornecidos pelo composto K₂SO₄, para isso é preciso que o índice estequiométrico dele seja 2:
5Cr₂(SO₄)₃ + H₂O + 6KMnO₄ + 2K₂SO₄ ⇒ 5K₂Cr₂O₇ + H₂SO₄ + 6MnSO₄
Agora podemos balancear o enxofre (S): temos 17 enxofres no reagente sendo 15 do composto [5 Cr₂(SO₄)₃] e mais 2 do composto 2K₂SO₄ e no produto temos 7 enxofres, sendo 6 do composto (6 MnSO₄ - já balanceado) e mais 1 do composto H₂SO₄ (não balanceado), assim para completar os 17 para igualar produto e reagente é preciso ter mais 11 enxofres, que será índice estequiométrico do composto H₂SO₄. Desse modo:
5Cr₂(SO₄)₃ + H₂O + 6KMnO₄ + 2K₂SO₄ ⇒ 5K₂Cr₂O₇ + 11H₂SO₄ + 6MnSO₄
Por ultimo, devemos balancear os hidrogênios e oxigênios.
No reagente temos 92 oxigênios (contando apenas os reagentes já balanceados) e no produto temos 103 oxigênios. Assim, restam 103 - 92 = 11 oxigênios para balancear no reagente, os quais serão balanceados pelo composto água (H₂O) visto que este é o único que falta ser balanceado. Assim, como cada água fornece apenas 1 Oxigênios é preciso que o índice estequiométrico da água seja 11.
5Cr₂(SO₄)₃ + 11H₂O + 6KMnO₄ + 2K₂SO₄ ⇒ 5K₂Cr₂O₇ + 11H₂SO₄ + 6MnSO₄
Agora resta conferir os hidrogênios para ver se já estão balanceados.
No reagente temos 22 Hidrogênios (11H₂O) e no produto temos 22 hidrogênios (11H₂SO₄). Assim, conclui-se que a equação já encontra-se totalmente balanceada.