1) Destaque três acontecimentos que ocorreram no governo de D. Pedro I e contribuíram para a contribuiu do mesmo:
2) Destaque o que foi a noite das garrafadas:
3) Apresente as principais semelhanças entre a Revolução Pernambucana de 1817, ocorrida no período joanino, e a Confederação do Equador, que ocorreu no governo de D. Pedro I.
4) Descreva como ocorre a guerra da Cisplatina de 1828.
5) Destaque de que forma o governo de D Pedro I ficou caracterizado.
6) Explique o que foi a crise sucessória Portuguesa de 1826:
Me ajudem, por favor!
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Dom Pedro I. Dom Pedro I ou Pedro I do Brasil foi o primeiro Imperador do Brasil que governou durante o período de 1822 e 1831. Foi ele quem declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 e outorgou a primeira Constituição em 1824.
2-A Noite das Garrafadas foi como ficou conhecido um episódio da história do Brasil Império, que envolvia portugueses que apoiavam D. Pedro I e brasileiros que faziam oposição ao imperador - foi um dos principais acontecimentos do período imediatamente anterior à abdicação do monarca, em 11 de março de 1831.
3-A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento separatista – o último que ocorreu no período colonial – de caráter republicano que aconteceu na Capitania de Pernambuco. Esse movimento foi liderado pelas elites locais, porém contou com grande adesão popular assim que foi deflagrado. Essa revolta teve como causa direta as mudanças ocasionadas nessa região por causa da transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808.
4-A guerra da Cisplatina ou campanha da Cisplatina, conhecido na historiografia argentina e uruguaia como guerra do Brasil[6] (em espanhol: Guerra del Brasil) foi um conflito ocorrido entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, no período de 1825 a 1828, pela posse da Província Cisplatina, a região da atual República Oriental do Uruguai. Na historiografia argentina é denominada como Guerra do Brasil ou Guerra Contra o Império do Brasil.
5-Primeiro reinado...Quando D.pedro I governa o Brasil de 7 de Setembro de 1822 até abdicação do Imperador Dom Pedro I do Brasil, ocorreu em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II. O ato marcou o fim do Primeiro Reinado e o início do período regencial, no Brasil .
6-A Crise de Sucessão ao Trono Português inicia-se com a independência do Brasil, em 1822 e a morte do então Rei de Portugal D. João VI.
Ao aceitar a coroa imperial do Brasil, pela lei de sucessão portuguesa, D. Pedro de Alcântara deixava de poder assumir o trono de Portugal, de que também fora herdeiro até àquela data. Com efeito, depois da assinatura do tratado de paz entre Portugal e o Brasil, em 1825, no qual Portugal reconhecia formalmente a independência do Brasil, ficava consumada a separação das duas coroas, tornando-se D. Pedro soberano de um país estrangeiro e, como tal, impossibilitado de suceder na coroa portuguesa. Era o que estipulava a Lei Portuguesa, em vigor desde as Cortes de 1641.Ou seja o legítimo seguinte na linha sucessória era o próprio.