Português, perguntado por maeduzarzur, 11 meses atrás

1) Destaque, separadamente, as figuras encontradas em ambos os textos poemáticos. (você pode copiá-las e colocar o nome na frente; pode dizer que existe uma metáfora, por exemplo, no quarto verso da primeira estrofe; ou da forma que achar mais fácil. Preciso saber apenas de qual verso você está falando e qual figura está afirmando existir ali).

(Os textos são: Uma esperança- Clarice, Soneto de fidelidade- Vinicius de Moraes e Dois e dois são quatro- Ferreira Goulart)

Soluções para a tarefa

Respondido por liviahandrade0404
1

Explicação:

Buscamos na linguagem uma forma de interação social, procurando atingir por meio do “outro” nossos propósitos, nossas intenções. Dessa forma, tendo em vista um fim específico, a enunciação pode se pender para a informação, para a instrução, para o entretenimento, para a exposição de um dado importante, enfim. Nesse ínterim, um aspecto de relevante importância se faz demarcado, isto é, a forma que o emissor nos repassa aquilo que pretende, podendo ser de uma maneira mais objetiva, precisa, imparcial, mas podendo ser também de um modo mais subjetivo, mais pessoal, prevalecendo uma intenção voltada para uma multiplicidade de interpretações acerca daquilo que é dito e/ou escrito.

Apoderando-se dessa circunstância, notamos que por haver um envolvimento mais significativo entre o emissor e o receptor, emerge dessa situação um clima de nostalgia, conduzindo o destinatário à fruição, ao sentimentalismo, ao despertar de emoções diversas. Estamos nos referindo, pois, ao que denominamos de texto poético, no qual, obviamente, prevalece a função poética da linguagem. Nessa modalidade não há como negar que distintos são os recursos linguísticos ora materializados, o que traduz, em se tratando do poema, a estética desses tipos de textos.

Diante desse fato, pautemos em abordar acerca de alguns elementos a eles condizentes, demarcados pelo verso, estrofe e rima. Dessa forma, certifiquemo-nos sobre os aspectos que os constituem:

Verso – Voltando à forma como se apresenta o texto poético, uma vez se diferenciando daquele considerado como prosa (constituído de uma estrutura demarcada por parágrafos), tal elemento se define como sendo cada linha poética. Assim, representado:

O verbo no infinito

Ser criado, gerar-se, transformar  (primeiro verso)          

O amor em carne e a carne em amor; nasce (segundo verso)

espero ter ajudado ;)

Perguntas interessantes