1. Desde o governo Dutra, dois grupos políticos vinham intensificando seus debates no Brasil: os nacionalistas e.oe os liberais, quais são as diferenças entre estes grupos?
R=
2. Qual o objetivo do Plano de Metas?
R=
3. De que forma Getúlio Vagas morreu?
R=
4. Qual eram os objetivos do Plano de Metas?
R=
5. Quem foram os Candangos?
R=
Soluções para a tarefa
1. A crença liberal defendia que o inédito desenvolvimento industrial brasileiro tornasse inevitável a busca de capitais estrangeiros para investimentos econômicos nacionais. Já os nacionalistas divergiam dos liberais pois segundo eles, a abertura de capital estrangeiro traria consigo consequências negativas ao país. Eles consideravam que a transferência de tecnologia proveniente do exterior para o Brasil, assim traçado de acordo com os liberais, não traria um crescimento rápido para a evolução da nação, pois seria irreal acreditar que as potências econômicas transformariam os países subdesenvolvidos em concorrentes comerciais, e desta maneira defendiam veementemente o desenvolvimento fundido pelo capital nacional.
2. O Plano de Metas, assim definido pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek (1956-1960) tinha como objetivo realizar os restauros na infraestrutura nacional, tendo trinta propósitos reunidos em cinco setores a serem atingidos, respectivamente: energia, transporte, indústria, educação e alimentação, a intenção era estimular o desenvolvimento da indústria básica no Brasil, portando o famoso lema "cinquenta anos em cinco".
3. Getúlio Vargas cometeu suicídio em 24 de agosto de 1954, após um contexto de extrema tensão política vivido pelo país, Vargas se matou por volta de 8:30h com um tiro no peito. Uma mensagem comovente se encontrava na carta-testamento do presidente: "Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada temo. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história".
4. Energia, transporte, indústria, educação e alimentação.
5. Os "candangos", assim chamados, foram os precursores da construção de Brasília, os primeiros começaram a chegar em 1956 com a vinda de 256 trabalhadores de maioria do norte e nordeste do país, que apesar de não terem o devido conforto e bem-estar, se ofereceram para trabalharem para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital. Os operários eram atraídos pela propaganda de um novo começo e novas chances, se retiravam das terras natais com pouquíssimo dinheiro, e muitas das vezes somente com a roupa do corpo.
Espero ter ajudado! Bons estudos.