1- Desde gregos e romanos, a procura por pessoas mais inteligentes existe na história da humanidade e sempre foi um tema bastante estudado. Vários pesquisadores salientam que três pressupostos podem ser associados à definição de inteligência, historicamente: hereditariedade, classificação e medição.
São eles:
a) Pressuposto A – tem seu início com gregos e romanos, através de seu ideal de corpo – soldado – e destaque literários – grandes filósofos.
b) Pressuposto B – atrela-se ao pressuposto de medição. Por classificação compreende-se a inclusão do sujeito em determinado nível de inteligência, ou seja, classificá-lo como inteligente ou não inteligente – prática muito comum em nossas salas de aula, ontem e hoje.
c) Pressuposto C – é associado ao pesquisador francês Binet. Medir, conforme o dicionário Houaiss, significa: “Determinar, avaliar, por meio de instrumento ou utensílio de medida [...]; mensurar”.
d) Pressuposto D - atores sociais, cultura e história do sujeito deveriam ser levados em conta no processo de avaliação. Observar comportamentos, desempenhos como forma de conhecer, desenvolver, respeitar as potencialidades dos sujeitos. QI alto. Confundimos habilidade com homogeneidade,
e) Pressuposto E - um dos estudos atuais que busca problematizar essas questões é o de Gardner: a teoria das inteligências múltiplas.
Estão corretas, somente as alternativas:
A - III e IV
B - I, II e III
C - II, IV E
D - I, II, IV e V
E - I, II
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Segundo o livro: Didática Organização do Trabalho a alternativa correta é a B (I, II e III).
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás