1- Descrever principais mudanças que o celular causa no mundo.
2- Descrever principais mudanças que o celular causa na sua vida.
10 linhas cada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Foi em 2007, que Steve Jobs apresentou ao mundo o primeiro modelo do iphone. O celular, que não era mais simplesmente um telefone móvel que simplesmente fazia ligações, lançava a tecnologia dos smartphones: aparelhos tão ou mais sofisticados do que os computadores que tínhamos em casa.
Apesar de não ter sido o primeiro, o smartphone da Apple foi o responsável por popularizar e revolucionar o mercado da telefonia móvel. Na última década, mais de 7 bilhões de celulares inteligentes foram vendidos no mundo. E só olhar para o lado, onde você estiver neste momento, e verá que dificilmente será possível encontrar uma pessoa que não esteja com o olhar para baixo, olhando para seu telefone.
Mas qual foi o impacto da produção em escala gigante de smartphones sobre o planeta? A organização internacional Greenpeace decidiu se debruçar sobre o tema ao elaborar o estudo “From Smarto to Senseless: The Global Impact of 10 Years of Smartphones” (De Inteligente para Sem Sentido: o Impacto Global dos 10 anos dos Smartphones, em tradução livre).
Ninguém discute os avanços trazidos pela nova tecnologia. Como diz o estudo, “há dez anos tirávamos fotos com câmeras, usávamos mapas de papel para planejar nossas viagens e entrávamos em contato com os amigos distantes através de simples mensagens de texto”. Entretanto, não é possível fechar os olhos para o impacto ambiental que os smartphones têm provocado. Parte deles, pela aparente falta de interesse da indústria em investir mais em reciclagem e no desenvolvimento de produtos duráveis.
No mundo inteiro, entre pessoas de 18 a 35 anos, duas em cada três têm um celular inteligente. Em 2007, 120 milhões de unidades destes aparelhos eram comercializadas. Em 2016, este número saltou para 1,4 bilhão. E a expectativa é que em 2020, sejam 6,1 bilhões, o que corresponde – inacreditavelmente -, a 70% da população global.
Em países como Estados Unidos, Coréia do Sul e Alemanha, 90% dos habitantes possui um celular de última geração.
2)Em 1999, não só ninguém possuía smartphones, como a própria ideia de um smartphone ainda não existia. Na época, o que todo mundo tinha era um telefone fixo mesmo, e quem já estava antenado com as últimas novidades poderia ter um aparelho celular (principalmente o Nokia 3310, também conhecido carinhosamente por “tijolinho”), que só servia para quatro coisas: fazer ligações, enviar e receber mensagens de texto, jogar o jogo da cobrinha e servir de arma durante tentativas de assalto.
Há vinte anos, ninguém imaginava que aquele aparelho que nem tela colorida tinha um dia seria praticamente um computador, mas mesmos com os avanços desses vinte anos, ainda não foi criado um jogo mais viciante do que o da cobrinha, convenhamos.