1 — Descreva sobre as características da industrialização brasileira citadas abaixo: a) Industrialização tardia. b) Industrialização de substituição de importados. c) Industrialização concentrada. d) Industrialização dependente. 2 — A maior parte do capital aplicado na industrialização brasileira, a partir de 1930, teve origem nos lucros obtidos com a exportação de qual produto? Explique como era empregado esse capital. 3 — Quais as características socioeconômicas do Brasil no período de 1500 a 1808 que atrasaram o processo de industrialização do país? 4 — Explique o que foi o Plano de Metas implantado pelo governo de Juscelino Kubitschek e quais os seus impactos na industrialização e na economia brasileira. 5 — A desconcentração industrial verificada no Brasil, na última década, decorre, entre outros fatores, da: a) ação do Estado, por meio de incentivos fiscais e políticas de desenvolvimento regional, exemplo da Zona Franca de Manaus. b) elevação da escolaridade dos trabalhadores, o que torna o território nacional atraente para novos investimentos industriais. c) presença de sindicatos fortes nos estados das regiões Sul e Sudeste, o que impede novos investimentos nessas regiões. d) globalização da economia que, por meio das privatizações, induz o desenvolvimento da atividade industrial em todo o território.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 — a) Industrialização tardia: o Brasil foi industrializado por outros países por meio da instalação de multinacionais, ficando assim dependente da tecnologia estrangeira.
b) Industrialização de substituição de importações: o país tenta produzir seus próprios produtos, deixando de importar de outros países
c) Industrialização concentrada: a produção industrial se concentra numa região específica do país
d) Industrialização dependente: a produção industrial depende da tecnologia estrangeira
2 — café, já que no período dominava as duas oligarquias de São paulo e de Minas gerais
3 — 1500 a 1808. Neste momento não se falava em indústria no país, pois o Brasil era colônia de Portugal. De certo modo, fazia-se restrição ao processo industrial, e a produção existente na época era tradicional, com uso da mão de obra.
4 — Plano de Metas com previsões esperançosas para acelerar o crescimento econômico através da indústria, produção do aço, alumínio, cimento, álcalis e outros metais. Os planos estavam caminhando bem, inicialmente o Brasil atingiu 80% no crescimento da economia. portanto, o Plano de Metas iniciou com grandes avanços, porém foi responsável pelo nascimento de uma dívida externa para o Brasil que percorreu por muitos anos, por isso, fora tão criticado, esta possibilidade de crescimento arriscou a dependência econômica brasileira.
5 — LETRA A
Explicação:
Confia no pai²
1-
A) A industrialização tardia é uma característica Brasileira porque o brasil diferente da Europa e dos EUA, iniciou seu processo de industrialização de forma tardia e bem apos esse países e ainda hoje tem dificuldades em seu modelo industrial.
B) No brasil ainda continuamos principalmente na área tecnológica, utilizando importados, não conseguimos substituir a importação de equipamentos tecnológicos.
C) A industrialização brasileira é concentrada nas regiões sul e sudeste
D) Continuamos depende de peças e equipamentos estrangeiros, mesmo nas coisas que podemos produzir.
2-
Em em 1930, o Brasil lucrou U$ 180 milhões com café, contra U$ 445 milhões em 1929.
Esse capital foi empregado nas tentativas do Brasil de industrialização.
3- A dependência de Portugal enquanto colônia, o Brasil só poderia manter relações comercias com Portugal e todas as riquezas brasileiras eram extraídas por Portugal.
4-
O plano de metas era o crescimento de 50 anos em 5 anos e foi implementado por JK com o objetivo de promover o desenvolvimentismo a industrialização do Brasil
5-
A alternativa A é a correta
B) Falsa, não há uma elevação da escolaridade;
C) Falsa, os sindicatos estão cada dia mais fragilizados, com a reforma trabalhista tendem a não existir mais
D) Falsa, a privatização não promove o desenvolvimento da atividade industrial em todo o território, pelo contrario