1. Descreva os ideais nazistas defendidos por Adolf Hitler.
2. Quais as consequências do Tratado de Versalhes para a Alemanha?
3. Como Hitler praticou o Holocausto em seu governo?
4. Comente sobre as medidas tomadas por Hitler quando era presidente?
5. O fascismo é fruto de quais problemas italianos?
6. De acordo com o texto, em que o fascismo se diferencia do nazismo?
7. Cite duas características do fascismo e do regime totalitário.
Soluções para a tarefa
1. Hitler defendia a soberania nacionalista da Alemanha, tendo em seu processo políticas totalitárias e militares com forte incentivo da propaganda para exaltar o povo ariano e inferiorização de povos que ele entendia ser desprezíveis. Adotou formas de limpeza étnica por meio de execução e convenceu a nação que essa seria a forma da Alemanha prosperar.
2. O tratado de Versalhes foi uma punição a Alemanha sob o pretexto de paz e encerramento da Primeira Guerra Mundial. Nesse tratado contemplava a dissociação das colônias e territórios que pertenciam, além da independência da Áustria. Houve limitações no contigente no exército e produção bélica, também previsto no tratado. O contraiu uma dívida de indenização que ao longo do tempo foi comprometendo o desenvolvimento econômico do país.
3. As iniciativas até o holocausto foram gradativas. Os judeus que vivam na Alemanha foram expulsos e levado como rebanho para guetos, enquanto eram preparados campos de concentração de trabalho forçado. Esse rebanho foi deslocados para os campos, onde por um tempo trabalharam ao nível da exaustão física e ao longo do tempo foram sendo sacrificados em fornalhas ou câmeras de gás de forma cruel. Estima que o número ultrapassa 6 milhões de mortes de judeus.
4. Hitler não chegou a ser presidente e sim primeiramente chanceler e depois líder de estado que se a assemelha ao cargo de primeiro ministro em alguns países. Assumiu o poder invadindo o congresso com a polícia nacionalista e teve maioria parlamentar com seu partido que deu oportunidade do golpe e implementação de um novo sistema político para recuperação econômica da Alemanha e que de fato aconteceu após a crise de fome e inflação as políticas Nazistas no início deram fôlego para Alemanha em crise.
5. Após a Primeira Guerra Mundial a Itália estava em crise econômica e política com sociedade instável pós combate. Sem os benefícios dos acordos de paz, sendo praticamente desprezada. A Itália viu um potencial de crescimento econômico promovido pela guerra que poderia ser aproveitado. Instaurou um processo centralizador e totalitário aproveitando saudosamente o sentimento patriótico e nacionalista dos ex-combatentes. Estimulando com fervor a sociedade de cívica/militar. Tendo como pretexto a prosperidade como nação submissa a um regime supremo do Estado. Para massificar essa ideia, o governo produzia, regulava e controlava o meios de comunicação.
6. Quase nenhuma diferença, tendo em vista que Hitler teve inspiração no fascismo. Acredito que maior está no programa estruturado de genocídio.
7. A centralização do poder ao Estado com único governo e excluindo a oposição. Domínio e controle rigoroso da sociedade, tendo os cidadãos como servo do Estado.