Biologia, perguntado por ybardpvp, 4 meses atrás

1- Descreva o que são ondas.
2- Descreva o que é período de oscilação de uma onda.
3- Descreva o que é frequência de oscilação de uma onda.
4- Descreva o que é amplitude de oscilação de uma onda.
5- Descreva o que são cristas e vales de uma onda.
6- Descreva o que é comprimento de onda.
7- Descreva o que é velocidade de propagação de uma onda.
8- Descreva o que são ondas mecânicas. Dê dois exemplos.
9- Descreva o que são ondas eletromagnéticas. Dê dois exemplos
10- Descreva qual a definição de som, Infrassom e ultrassom.
11- Defina o que é altura do som.
12- Defina o que é intensidade sonora.
13- Defina o que é timbre sonoro.

Soluções para a tarefa

Respondido por bohenkemagnes
1

Resposta:

1 — Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial se caracteriza por seu comprimento de onda, enquanto o tempo decorrido em uma oscilação completa é denominado período da onda, e é o inverso da sua frequência.

2 — O período (T) de uma onda nada mais é do que o intervalo de tempo para que cada ponto do meio por onde a onda se propaga execute uma oscilação completa. Já a frequência (f) de uma onda é o número de oscilações completas que cada ponto do meio em que a onda se propaga executa, por unidade de tempo.

3 — É o número de oscilações de onda, por um certo período. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, representada pela letra f. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 50Hz, significa que ela oscila 50 vezes por segundo.

4 — A amplitude de uma onda é a distância entre a crista e o vale da onda, ou seja, é a máxima distância que cada ponto do meio da onda apresenta em relação à sua posição de equilíbrio, seja para cima, seja para baixo.

5 — São os pontos superiores da onda. Vales: são os pontos inferiores da onda. Amplitude: é a altura do ponto médio até a crista.

6 — Em física, comprimento de onda é a distância entre valores repetidos sucessivos num padrão de onda. É usualmente representado pela letra grega lambda. Em uma onda senoidal, o comprimento de onda “é a distância entre repetições da forma de onda”.

7 — Velocidade de propagação é definida como a distância percorrida pela onda sonora por unidade de tempo. … Considerando uma onda sônica propagando-se num determinado material com velocidade V, frequência f, e comprimento de onda X, pode-se estabelecer uma relação: V = X.

8 — Conforme a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos: ondas mecânicas e eletromagnéticas. Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais, como sólidos, líquidos e gasosos. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas.

9 — Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia. Ademais, apresentam-se na forma de ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama, em ordem crescente de frequência e energia.

10 — Infrassom e ultrassom são qualidades das ondas sonoras relacionadas à sua altura ou frequência. … Dessa forma, quaisquer sons de frequência menor que esse intervalo são chamados infrassons, enquanto aqueles sons que apresentam frequências maiores que 20.000 Hz são chamados ultrassons.

11 — É a altura em que é reproduzido o som.

12 — Intensidade sonora refere-se à percepção da amplitude da onda sonora. Frequentemente também é chamada “volume” ou “nível de pressão sonora”. Como ocorre com muitas outras grandezas, a percepção da intensidade pelo ouvido humano não é linear, mas logarítmica.

13 — O timbre está associado à forma da onda e nos permite distinguir sons de mesma frequência, produzidos por instrumentos diferentes. O timbre é caracterizado pela composição de frequências que constituem a onda sonora emitida pelo instrumento. O timbre é também denominado qualidade do som.

Marca como melhor pfvv<3 Deu trabalho pohh

Perguntas interessantes