1) Descreva o estado físico da matéria
2) De as propriedades gerais da matéria
3) Defina; Corpo, Matéria, objeto e Massa
4) Dê duas propriedades específicas da matéria
5) Escreva sobre a importância dos metais
Soluções para a tarefa
1-Sólido: Nesse estado físico da matéria, as moléculas se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. As forças de atração (coesão) predominam neste caso. Um exemplo é um cubo de gelo, as moléculas estão muito próximas e não se deslocam, ao menos que passe por um aquecimento.
Líquido: Aqui as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores. Os elementos que se encontram nesse estado, possuem forma variada, mas volume constante. Além destas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Gasoso: O movimento das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. As forças de repulsão predominam fazendo com que as substâncias não tomem forma e nem volume constante. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás, podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
2-As propriedades gerais são características que se aplicam a qualquer matéria.
Massa - corresponde à quantidade de matéria, que mede quilogramas (unidade da massa) por meio de uma balança.
Impenetrabilidade - caracteriza o fato de não haver possibilidade de dois corpos ocuparem o mesmo lugar ao mesmo tempo.
Divisibilidade - caracteriza o fato de a matéria poder ser dividida em diversas partes.
Compressibilidade - corresponde à variação do volume da matéria, que é reduzida mediante compressão. O ar que existe nos pneus da bicicleta está comprimido, por exemplo.
Elasticidade - corresponde ao regresso do volume da matéria após esta deixar de ser comprimida. O ar que sai dos pneus da bicicleta regressa ao seu volume quando solto na atmosfera.
Volume - corresponde ao espaço ocupado pela matéria, que é medido em metro cúbico ou em mililitros.
Inércia - corresponde à permanência da ação ou inatividade da matéria; manter-se parado ou manter-se em movimento. Enquanto caminha de um lugar para o outro o seu corpo está em movimento, mas quando você para o seu corpo se mantem sem movimento por algum tempo.
Indestrutibilidade - caracteriza o fato de a matéria não poder ser destruída.
3-CORPO: Dá-se o nome de corpo a uma porção limitada de matéria, como por exemplo, uma pedra, um litro de leite, a atmosfera que envolve a Terra, o Sol, uma geladeira, um gato. Por exemplo, conforme dito, uma árvore é uma matéria; assim, quando cortamos toras de madeira, temos que essas toras podem ser designadas como corpos ou como matéria também.
OBJETO: Já um objeto é um corpo usado como utensílio pelo homem. Assim, um pedaço de pau passa a ser um objeto quando usado como bengala, ou ainda como estaca. Quando no período pré-histórico, o homem aprendeu a construir utensílios de pedra, de madeira e de osso, estava aprendendo a fabricar objetos para facilitar sua vida. A matéria é constituída de pequenas partículas esféricas chamadas átomo ( que são divisível em partículas menores (prótons, elétrons, neutrons).
MATÉRIA: É tudo o que tem massa e ocupa espaço no Universo.
MASSA: quantidade de matéria sólida ou pastosa, de maior ou menor coesão, ger. de forma indefinida.
4- Brilho, cor, dureza...
5-Os metais foram de extrema impotância para a caça e guerra antigamente,
hoje os metais são importantes para a contrução civil, fabricação de computadores, cadeiras e objetos em geral.
Os metais são os condutores da corrente elétrica que chega à sua casa,
Bom, não é possível que vc não consiga perceber a importância dos metais, eu poderia ficar digitiando infinitamente aqui, mas deixo isso pra você