1) Descreva o contexto histórico que permitiu a colônia portuguesas na América tomar forma e ganhar importância na agenda da Coroa portuguesa.
2) Explique os motivos que levaram os “brasileiros” a verem a “guerra com os holandeses” como começo de uma identidade colonial particular(“da sua nacionalidade”).
3) Qual o contexto do monarca português se referi ao Brasil como sua “vaca leiteira” no final do século XVII?
4) Quais forram as medidas tomadas pelo marquês de Pombal para combater a crise de meados do século XVIII?
5) A partir de 1777, com a queda do marques de Pombal, quais os produtos faziam parte da pauta de exportações brasileiras na época? E qual o papel da colônia na balança comercial de Portugal com França e Inglaterra no final do século XVIII?
6) Quais eram as propostas/expectativas dos jesuíta e dos cristãos-novos para a colônia?
7) Qual a origem e o gênero da maioria da população colonial livre no século XVII, especialmente senhores de engenho(elites terratenentes) e mercadores? E o que acontece nesse perfil no século XVIII?
Soluções para a tarefa
1. A Era Napoleônica e a Invasão da Península Ibérica foi o contexto que permitiu a colônia portuguesas na América tomar forma e ganhar importância na agenda da Coroa portuguesa.
2. O começo de uma identidade colonial particular a partir da guerra contra os holandeses permitiu aos brasileiros criarem uma identidade própria, visto que não contaram com a ajuda do Reino de Portugal.
3. D. João VI ouviu isso de seu irmão D. José, de que o Brasil estava se tornando a maior fonte de lucros para o Reino.
4. Marquês de Pombal tomou medidas como a expulsão dos jesuítas, reformas administrativas, financeiras e de organização da colônia.
5. Principalmente o açúcar, mas já havia alguma produção de café e de outros produtos agrícolas.
6. Os jesuítas desejavam proteger ou até igualar o status dos novos cristãos na colônia, mas este último de fato não ocorria.
7. Os senhores de engenho e mercadores eram de origem europeia predominantemente, o que foi mudando com o tempo; brasileiros passaram a ter boas posições.
Abraços!