1.Descreva como se formam as rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares.
2.Explique a teoria de weneger sobre a deriva Continental
3.Explique a tectônica de placas e relacione-a com a hipótese da deriva Continental
4. Quais são as províncias geológicas do planeta? como elas se formaram?
5. Destaque a importância econômica das diferentes províncias geológicas para a obtenção de recursos minerais.
6. Caracterize a estrutura geológica do território brasileiro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
1)
A formação das rochas é pelo ciclo de rochas, elas passam por inúmeras transformações na natureza até se estruturarem em um tipo de rocha, a rocha principal, ou como alguns cientistas preferem chamar, a rocha inicial, é a rocha magmática.
Através de vulcões o magma é expelido, que ao entrar em contato com o solo e ser resfriado forma a rocha magmática, com as pressões do clima da rocha magmática, forma-se a rocha metamórfica, e com as sedimentos que soltam dessas duas rochas forma-se a rocha sedimentar.
Bacias Sedimentares - nessas regiões podemos encontrar, dependendo dos eventos geológicos, petróleo, gás natural, carvão mineral e xisto betuminoso (rocha sedimentar com óleo em sua composição, denominada betume).
Escudos Cristalinos
Bacias Sedimentares
Terrenos Vulcânicos
Perguntas interessantes
Já os escudos cristalinos representam as formações mais antigas no contexto geológico. Dentre os escudos, os arqueanos são os mais antigos contendo minerais não-metálicos.
Por fim, os dobramentos modernos são os mais recentes, compreendendo todos os terrenos advindo das movimentações tectônicas.