1. Descreva com suas palavras a figura apresentada do "mito da caverna". Procure
identificar o máximo possível de detalhes da figura.
Soluções para a tarefa
O homem que está preso na caverna acredita que as imagens na parede são o que está acontecendo do lado de fora, e por isso fica com medo de sair. Somente quem sai da caverna consegue ver o que está acontecendo de fato. Platão ao escrever sobre isso no livro "mito da caverna" quis relacionar a caverna à ignorância e o lado de fora ao conhecimento.
Platão afirma que, para se conhecer a verdade, o homem deve fazer o exercício da dialética e tentar chegar à ideia do que existe no mundo terreno.
Platão, ao criar sua teoria dos dois mundos, utiliza-se da metáfora do Mito da Caverna, que traz a ideia de verdade e ilusão. Para ele, a razão é a base para se obter um conhecimento epistemológico e constituir um livramento das opiniões e do erro.
Assim, a caverna representa a cegueira humana, que impede o homem de se chegar ao verdadeiro conhecimento. Essa cegueira são as experiências mundanas, que, por serem cópias do mundo inteligível, enganam o homem e o afasta do real.
Assim, para se chegar ao Hiperurânio, o homem deve "sair da caverna" e usufruir da sua razão, única faculdade confiável e que pode conduzir o homem a aproximar-se da verdade, por meio da dialética, que o permite conhecer a Forma (verdade) do mundo suprassensível.
Logo, é um esforço, pois a alma humana está aprisionada no corpo, não podendo contemplar a verdade sem a dialética.
Link: brainly.com.br/tarefa/25768162