1) Descreva as principais características dos chamados estudos humanísticos.?
2)fale sobre:
-Cultura teocêntrica:
-Cultura antropocêntrica ;
3) Justifique as condições que fizeram que a península Itálica fosse o lugar propício para o
surgimento do Renascimento?
alguém pode me ajudar pfv
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.
2)a)A doutrina ou filosofia teocêntrica consideram Deus como o centro de todo Universo, responsável pela criação do mundo e de todas as coisas nele existentes.
b)Tem-se, assim, que na perspectiva antropocêntrica, tal como repisado acima, que o meio-ambiente não possui nenhuma relevância, exceto suprir as necessidades humanas, sendo, portanto, revestida de um aspecto essencialmente utilitarista, ou seja, possui uma utilidade prática para o ser humano.
3)A Itália é considerada o berço do Renascimento Cultural, pois foi em cidades como Gênova, Florença e Veneza que houve um grande desenvolvimento intelectual e artístico entre os séculos XV e XVI.
Explicação:
Espero ter ajudado:)
Resposta:
1) O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.
2) Cultura teocêntrica: Afirma estar Deus no centro de tudo; que enxerga Deus como o centro de tudo, como o ponto para onde tudo se converge. ... Do grego Theós, Deus + cêntrico, centro.
Cultura antropocêntrica: É um conceito, oposto ao Teocentrismo, que ressalta a importância do homem como um ser dotado de inteligência e, portanto, livre para realizar suas ações no mundo.
3) As cidades-estados da Itália, posicionadas no Mar Mediterrâneo, eram centros de troca e comércio, o primeiro porto para a chegada de novas idéias. A melhor razão para a Itália ser o berço do Renascimento era a concentração de riqueza, poder e intelecto na Igreja.
Explicação:
espero ter ajudado. bjs