História, perguntado por emilyvitoria1432, 5 meses atrás

1 - Descreva a situação da Rússia no começo do século XX. *
R:
2 - Em 1917, foi instalado um novo governo na Rússia, qual era o nome desse governo: *
a) Capitalismo
b) Anarquismo
c) Socialismo
d) Oligarquia
3 - Uma das famosas revoltas ocorridas na Rússia pré-revolucionária foi a revolta dos marinheiros do Encouraçado Potemkin. Os marinheiros lutavam contra os castigos corporais e a fome a que eram submetidos na marinha czarista. A onda de rebeldia culminou com levantes populares organizados pelos soviétes. Os soviétes eram: *
a) Conselhos de representantes de operários, soldados e camponeses escolhidos em um sistema de rodízio, para debater questões referentes aos trabalhadores
b) Cooperativas criadas com o objetivo de comprar a produção dos camponeses e assim auxiliá-los economicamente para que pudessem vender sua produção agrícola.
c) Associações de mútuo socorro que foram criadas no contexto da Guerra Russo-japonesa e do Domingo Sangrento para dar auxílio aos soldados feridos e aos perseguidos políticos.
d) Sindicatos que reuniam representantes de cada setor da economia. Por exemplo, o sindicato dos petroleiros, dos mineiros, dos camponeses, dos ferroviários e assim por diante.
4 - Com a quebra da Bolsa, milhares de industriais faliram; outros diminuíram a produção e despediram trabalhadores. Ocorreu então uma explosão do desemprego nas cidades. No campo, os agricultores começaram a perder suas terras por não ter como pagar as dívidas com os bancos, o que colaborou para que muitos se arruinassem. Qual das alternativas NÃO apresenta uma causa da crise de 1929. *
a) Em meados da década de 1920, os países europeus começaram a recuperar suas economias, reduzindo as importações. Portanto, os Estados Unidos passaram a produzir mais e a vender menos.
b) Grande dívida dos Estados Unidos com os países europeus por conta da participação do país na Primeira Guerra. Grande parte da receita dos EUA era direcionada ao pagamento da dívida de guerra.
c) No campo, o uso de máquinas aumentou a produção. Causou desequilíbrio na lei de oferta e procura e queda nos preços. Os preços dos produtos agrícolas mantinham-se baixos, e os agricultores eram obrigados a pedir dinheiro aos bancos.
d) Má distribuição de renda. Os trabalhadores ganhavam cada vez menos. A desigualdade social gerava um problema crônico, pois trabalhadores com baixos salários não poderiam comprar.
5 - Reagindo à crise, o governo estadunidense diminuiu ao máximo suas compras do exterior, cortou os investimentos externos e parou de conceder empréstimos. Com isso, a crise se propagou, atingindo a Europa e o restante da América, inclusive o Brasil. De que maneira a crise iniciada nos Estados Unidos atingiu o Brasil? *
a) O Brasil, que na época era um grande exportador de café e tinha nos Estados Unidos como seu maior comprador, foi duramente atingido pela crise. Os preços caíram violentamente e levaram a ruína dos fazendeiros.
b) Os Estados Unidos tinham contraído muitos empréstimos com o governo brasileiro (Getúlio Vargas na época) e com a crise os norte-americanos não pagaram os empréstimos contraídos levando o Brasil a uma grave crise interna.
c) Grande parte das matérias primas para a indústria brasileira eram importadas dos Estados Unidos. Com a crise, nosso país deixou de receber as matérias primas dos norte-americanos, resultando na paralisação da maior parte das atividades industriais.
d) O Brasil foi afetado principalmente no aspecto político, muito mais que o econômico. O desemprego, a carestia e a diminuição das exportações levaram à queda de Getúlio Vargas do poder em 1932.
6 - Cite as principais características dos regimes totalitários (fascismo/nazismo): *
R:

Soluções para a tarefa

Respondido por larysilva92043
0

j9mb6oa vzw 9Nq8db6xje

Perguntas interessantes