1) Descreva a situação apresentada no cartum. 2) Releia."Na primeira vez pensei que você tivesse outra coisa"a) Essa fala tem uma estrutura subordinada. No caderno, transcreva as orações que compõsm e classifique-as.b) O que essa fala do medico permite concluir sobre o primeiro diagnostico feito por ele?c) Qual é a relação entre a oração subordinada identificada por você e a conclusão que se pode tirar da fala do medico?
Soluções para a tarefa
Questão 01.
No cartum há um paciente recebendo uma análise de seu médico, que não apresenta-se tão confiante acerca das informações que apresenta.
Questão 02 - A.
Temos aqui um período composto com subordinação, na qual sua oração subordinada apresenta a função de substantivo com relação ao seu principal, deste modo torna a desempenhar a função sintática de objeto direto sobre o verbo "pensar."
Deste modo temos:
"Na primeira vez, pensei..." (oração principal)
"...que você tivesse outra coisa." (oração subordinada substantiva objetiva direta)
Questão 02 - B.
Normalmente, ao utilizar-se a expressão de que iremos buscar uma "segunda opinião", transmite-se a ideia de que será realizado uma segunda consulta, no caso, uma segunda avaliação ou análise de outro médico. Todavia, nota-se no cartum um outro sentido aplicado, haja vista que o próprio médico afirma já possuir uma segunda opinião por ter pensado em outro diagnóstico anteriormente.
Questão 02 - C.
A oração subordinada, identificada no trecho "...que você tivesse outra coisa." aplica o humor ao cartum e conclui o desfecho do mesmo, mostrando uma incerteza de um próprio médico que deveria estar mais inteirado do assunto que um paciente leigo.
Bons estudos!
Resposta:
1. No desenho animado, um paciente é analisado por um médico, e ele não está tão confiante nas informações que fornece.
2.
a) Aqui, temos um período composto subordinado no qual as cláusulas subordinadas têm a função de substantivos em relação ao sujeito, realizando novamente a função sintática do objeto direto no verbo "pensar".
b) Normalmente, ao usar a expressão que buscaremos uma "segunda opinião", a idéia veiculada é a de que uma segunda consulta será realizada; nesse caso, outra avaliação ou análise será realizada por outro médico. No entanto, como o próprio médico alegou ter considerado outro diagnóstico antes, afirmei ter uma segunda opinião; portanto, existe outro significado de aplicação nos quadrinhos.
c) Na frase, marque no parágrafo "... que você tem outro conteúdo". Aplicando um senso de humor aos quadrinhos e tirando conclusões que indicam a própria incerteza do médico, ele deve entender o assunto melhor do que o leigo.
Explicação: