História, perguntado por opsvitoriaoliver20, 4 meses atrás

1.descreva a conjuntura política da Inglaterra em meados do século XVII e aponte duas características da teoria do estado formulada por hobbes ?


me ajudem pfvv!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por VnF0090
2

Resposta:

Sendo iguais entre si os homens são também independentes na ordem da natureza: são livres [...]. A sociedade, pois, é obra da vontade dos homens.

Considerado como um dos teóricos do poder absolutista em vigor na Idade Moderna, Thomas Hobbes viveu entre 1588 e 1679. Para Hobbes, o Estado deveria ser a instituição fundamental para regular as relações humanas, dado o caráter da condição natural dos homens que os impele à busca do atendimento de seus desejos de qualquer maneira, a qualquer preço, de forma violenta, egoísta, isto é, movida por paixões.

Afirmava que os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos outros quando não existe um poder capaz de manter a todos em respeito, pois cada um pretende que seu companheiro lhe atribua o mesmo valor que ele atribui a si próprio. Dessa forma, tal situação seria propícia para uma luta de todos contra todos pelo desejo do reconhecimento, pela busca da preservação da vida e da realização daquilo que o homem (juiz de suas ações) deseja. Deste ponto de vista surgiria a famosa expressão de Hobbes: “O homem é o lobo do homem”.

“Isso é mais do que consentimento ou concórdia, pois resume-se numa verdadeira unidade de todos eles, numa só e mesma pessoa, realizada por um pacto de cada homem com todos os homens [...] Esta é a geração daquele enorme Leviatã, ou antes – com toda reverência – daquele deus mortal, ao qual devemos, abaixo do Deus Imortal, nossa paz e defesa” [...] É nele que consiste a essência do Estado, que pode ser assim definida: ‘Uma grande multidão institui a uma pessoa, mediante pactos recíprocos uns aos outros, para em nome de cada um como autora, poder usar a força e os recursos de todos, da maneira que considerar conveniente, para assegurar a paz e a defesa comum’. O soberano é aquele que representa essa pessoa”. (HOBBES, 2003, p.130-1 31).

Dessa forma, estes seriam alguns dos princípios que justificariam os discursos 

Explicação:

espero ter ajudado amore


opsvitoriaoliver20: obrigadaaaaaaaaaa
VnF0090: de nadaaaaaaaa
Respondido por vanessafonntoura
0

Sobre a conjuntura política da Inglaterra no século XVII vemos que existiam conflitos intensos que opuserem o rei a determinados setores do Parlamento que tinha como objetivo limitar os poderes reais.

Esse período foi denominado como Revoluções Inglesas. Duas das característica são:

  • conceito de pacto social
  • a ideia da existência de um direito de legislar do soberano

Sobre a teoria de Hobbes

Hobbes apresenta uma defesa diante do uso de argumentos lógicos de modo racional em que se baseia na ideia de que é preciso de um Estado Soberano para que seja controlados com o objetivo de manter a paz.

Leia mais sobre Hobbes em https://brainly.com.br/tarefa/21764243

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes