História, perguntado por thiago145040, 10 meses atrás

1 – Descreva a Batalha de Jenipapo, explicando os motivos dos conflitos. 2 - O que foi a Confederação do Equador? 3 - Qual era o posicionamento da maioria dos portugueses que residiam no Brasil sobre o Processo de Independência de 1.822?


leonidasmendes2017: valeu
Usuário anônimo: Olá, tudo bem?
estudate2020: oiii
zepoviin0202: oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
selmamendesbraga: Oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooi
Elivaldete: oi

Soluções para a tarefa

Respondido por ojosnegros
438

Batalha de Jenipapo:

⚫A Batalha de Jenipapo foi um período de combates e guerras por disputas politicas, classificada como uma guerra sangrenta estabelecida no solo brasileiro. No ano de 1823 as margens de um rio.

➡Eram usados nas batalhas objetos como canhões, armas artesanais e machados.

Motivos dos Conflitos:

⚫Um dos motivos foi poder político e posse, o comandante das tropas portuguesas decidiu manter o território sobre os cuidados e domínio português, para tirar o foco de todo o assunto relacionado os movimentos de independência.

O que foi a Confederação do Equador:

A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário, iniciado no Nordeste onde teve presente no período colonial no ano de 1824, houve a participação de lideranças populares, tornando a adesão de outros estados da região..

Estados que participaram desse movimento:

⚫Estados do Nordeste como Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte tiveram a participação no movimento revolucionário.

Qual era o posicionamento da maioria dos portugueses que residiam no Brasil sobre o Processo de Independência de 1.822?

⚫ O posicionamento dos Portugueses nesse período foi de garantir os laços coloniais restabelecer as alianças entre eles no processo de independência.

⚫ A exigência dos liberais portugueses consistia em que Portugal fosse a sede do reino português e não o Brasil.

⚫Passando assim a exigir o retorno e a permanência D.João VI, onde o mesmo se recusava a aceitar o trono.

⚫Os Portugueses também exigiram que o monopólio comercial fosse restaurado, mantendo assim a união entre as colonias e suas alianças.

Vamos continuar estudando em:

1- Como as mulheres colaboraram com a batalha de Jenipapo?

https://brainly.com.br/tarefa/20831705

2- O que foi a Confederação do Equador de 1824

https://brainly.com.br/tarefa/2152335

bons estudos...

Anexos:

kamillyvitoria108: ???????
kamillyvitoria108:
Usuário anônimo: Muito obrigado Flor!
padrerafael2020: mdss o ouve aqui
selmamendesbraga: Mui obg
selmamendesbraga: Mi amor
viniciusjunio529: oi
ken18467kaneki: goroy. perguntei a hora o cara fala qm construiu o relogio
rebecalulyzinha: cruzes q grande entendi foi nada
Respondido por EduardoPLopes
1

1 - A Batalha de Jenipapo ocorreu em 13 de Março de 1823, no Piauí, e foi travada entre soldados das províncias do Ceará, Piauí e Maranhão (somando dois mil sodados e que contavam com dois canhões) contra as tropas portuguesas de João José da Cunha Fidié, que contava com 1.600 soldados e onze canhões.

O lado brasileiro do conflito contava com armas bem precárias (boa parte dos soldados não tinha armas de guerra, mas sim machados e lanças simples) e acabou sendo derrotado (tendo o lado brasileiro perdido duzentos homens, enquanto que os portugueses só perderam 19), mas atrasou o suficiente as tropas portuguesas para que o reforço do Exército Brasileiro forçasse os portugueses a se render pouco depois.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/30504551

2 - A Confederação do Equador foi um movimento político separatista que começou na província de Pernambuco em 1824 e que depois se espalhou para outros estados brasileiros, tendo participado da Confederação também as províncias de Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O movimento apontava o Governo Imperial, que se formava então, como pouco dedicado aos problemas da região nordeste do país e desejava se separar do país para que a região elegesse os seus próprios governantes e tomasse as medidas políticas que julgava mais adequada. O movimento foi violentamente suprimido pelo Império do Brasil.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/10872807

3 - A maior parte dos portugueses jurou lealdade a Dom Pedro II e via neste movimento uma continuação natural daquilo que havia começado no país desde 1808, quando a Família Real chegou ao Brasil e uma série de concessões políticas tiveram de ser feitas a colônia.

Em 1822, quando eclodiu a Independência, a colonização já havia acabado em praticamente toda a América do Sul, de modo que a situação havia mesmo se tornado insustentável. Os portugueses que se opuseram ao movimento retornaram para Portugal, mas este grupo era uma parcela relativamente pequena do total de descendentes portugueses no país.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/21538828

Anexos:
Perguntas interessantes