1)
Depois de muitos anos de taxas inflacionárias absurdas, que chegaram a incrível marca de 250% ao ano, o Plano Real, lançado pelo presidente Itamar Franco em 1994, conseguiu devolver a estabilidade econômica ao Brasil. Durante o governo Lula, apesar de vários escândalos de corrupção, o país experimentou um grande crescimento econômico e reconhecimento internacional de sua força, mesmo com graves crises internacionais. Assinale a alternativa que demonstra algumas das bases do governo Lula que permitiram este desenvolvimento
2)
Durante o período militar, as eleições presidenciais eram realizadas indiretamente, com o congresso escolhendo o novo presidente, sempre um militar indicado pelo exército. Em 1983, depois da anunciada abertura política do presidente Figueiredo, surge o movimento das Diretas Já, que foi capitaneado pelo PT e pelo PMDB com o intuito de que as eleições de 1985 fossem verdadeiramente democráticas. Sobre este movimento, assinale a alternativa correta
3)
A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial apoiando as nações aliadas é, para o analista mais desapercebido, uma medida lógica e que seguia as tendências da política imperialista norte americana. Contudo, ao refletirmos um pouco mais sobre o posicionamento do Brasil, contextualizando com a política varguista, considerada simpatizante dos governos nazifascista europeus, percebemos um problema que contribuiu sobremaneira para o fim do governo Vargas no Brasil. Assinale a alternativa que explica que problema é esse:
4)
Em 30 de março de 1964, o Presidente João Goulart fez um discurso, no qual declarou: "Acabo de enviar uma mensagem ao Congresso Nacional propondo claramente as reformas que o povo brasileiro deseja. O meu mandato será exercido em toda a sua plenitude, em nome do povo e na defesa dos interesses populares."
(Adaptado de Paulo Bonavides e Roberto Amaral, Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002, vol. 7, p. 884.)
Sobre o contexto em que esse discurso foi pronunciado, é possível afirmar o seguinte:
5)
Segundo Claude Lefort, as principais características de um governo democrático são: eleições livres, competitivas e limpas para os cargos do poder Legislativo e do poder Executivo; proteção das garantias, das liberdades civis e dos direitos políticos mediante instituições sólidas, liberdade de imprensa e de expressão, de livre organização entre outros aspectos; controle efetivo das instituições legais, de segurança e repressão como o poder Judiciário, as Forças Armadas e as Forças Policiais pelo povo através dos seus representantes, as quais devem apenas contribuir para que todos os processos fluam de modo organizado e pacífico, não intervindo de nenhum modo na realização de qualquer dos processos ou dos pleitos eleitorais.
Baseando-se neste texto, assinale a alternativa que relaciona corretamente as principais características do governo de Getúlio Vargas a esta definição de democracia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
tudo certo o meu passou
1-E 2-D 3-B 4-A 5-E
1-E 2-D 3-B 4-A 5-E
JaquelineMVieira:
estranho o meu não passou assim....
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás