História, perguntado por eduardovitordeolivei, 8 meses atrás

1- Depois da independência, muitos problemas surgiram. Algumas províncias, que eram favoráveis às cortes de Lisboa, recusaram-se a aceitar ordens que vinham do Rio de Janeiro, que era onde governava dom Pedro. Quais províncias mantiveram-se fiéis a Portugal?
 
 
2- Para que um país se torne politicamente independente, é necessário que exista um reconhecimento diplomático por parte de outros países. Desse modo ele pode continuar a fazer negócios externos e manter sua economia em funcionamento. No caso do Brasil, portanto esse precisaria do reconhecimento de quem?
 
 
3- Para organizar o governo, era necessário elaborar uma Constituição. A Assembléia Constituinte, convocada por dom Pedro em junho de 1822, só iniciou os trabalhos em maio de 1823. Diante das divergências políticas a Assembleia foi dissolvida, então veio a primeira Constituição do Brasil. Quando esta foi outorgada?
 
 
4- A dissolução da Assembleia Constituinte de 1823 e a outorga de uma Constituição em 1824, que impunha a centralização do poder nas mãos do imperador chegaram a desagradar muitos da elite das províncias, e desse fato houve em Pernambuco uma manifestação. Como ficou conhecido esse movimento e que objetivo tinha?

Soluções para a tarefa

Respondido por marcelabribera5
0

Resposta:

Explic1-As províncias do Norte, formadas pelo Maranhão, Piauí e pelo Grão-Pará, estavam mais ligadas a Portugal do que às províncias do Sul. Assim, quando foi proclamada a Independência, preferiram se manter fiéis às Cortes de Lisboa.

2-Após o emblemático Grito do Ipiranga, Dom Pedro I teria de tomar diversas ações que pudessem assegurar a autonomia política da nação brasileira. Primeiramente, teve que enfrentar vários levantes militares em algumas províncias que se mantinham fiéis a Portugal. Para tanto, chegou a contratar mercenários ingleses que asseguraram o controle dos conflitos internos.  Entretanto, não bastava pacificar os desentendimentos provinciais. Para que o Brasil tivesse condições de estabelecer um Estado autônomo e soberano, era indispensável que outras importantes nações reconhecessem a sua independência. Já em 1824, buscando cumprir sua política de aproximação com as outras nações americanas, os Estados Unidos reconheceram o desenvolvimento da independência do Brasil.  Apesar da importância de tal manifestação, o Brasil teria que fazer com que Portugal, na condição de antiga metrópole, reconhecesse o surgimento da nova nação. Nesse instante, a Inglaterra apareceu como intermediadora diplomática que viabilizou a assinatura de um acordo. No dia 29 de agosto de 1825, o Tratado de Paz e Aliança finalmente oficializou o reconhecimento lusitano.  

3-A partir do momento que D. Pedro se convenceu de que a Independência do Brasil era fato irreversível, ainda como príncipe regente, fez uma convocação para uma Assembleia Constituinte, no dia 3 de junho de 1822. Essa assembleia não se solidificou de imediato, sendo que a sua prática só começou depois de proclamada a Independência.

4-

Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil. Representou a principal reação contra a tendência monarquista e a política centralizadora do governo de Dom Pedro I (1822-1831), esboçada na Carta Outorgada de 1824, a primeira Constituição do paísação:

Perguntas interessantes