História, perguntado por lauraqueiroz104, 3 meses atrás

1) Dentro de uma sociedade feudal é fundamental que as classes sejam estamentárias por quê

Alternativas:

A sociedade estamentária privilegia os princípios cristãos, fortalecendo assim a Igreja.

A sociedade estamentária privilegia os princípios militares, fortalecendo assim a Nobreza.

Por que o estamento garantia que o poder dos Senhores Feudais seria diluído e a Igreja se fortaleceria.

Era o que mantinha o equilíbrio econômico da Europa e garantia a supremacia com relação aos árabes.


Se houvesse a possibilidade de mudança de classe social a servidão vitalícia e o controle exercido pela Igreja e Nobreza perdem o sentido.

2) Dentro do Catolicismo medieval, era comum um olhar pessimista, que ressaltasse o sofrimento e a dor dos santos. Esse comportamento

Se explica devido ao pessimismo da época.

Não se explica, pois, é completamente aleatório.

Ajudava a manter o conformismo, essencial para que a plebe não se revoltasse contra as precárias e abusivas condições sociais as quais eram submetidos.

Estava em harmonia com os preceitos cristãos primitivos, herdados pela Igreja do Império Romano.

É inexplicável.


3) Tradicionalmente as Cruzadas são referidas como “Expedições militares que visavam retomar a Terra Santa”. Esta definição, no entanto, é bem vaga. Isso por que:

Ignora o fato de a Terra Santa ser habitada.

Ignora completamente os interesses da Nobreza e Clero que eram econômicos e o fato de que a “Terra Santa” estava em posse legítima do Império Bizantino.

Não se pode chamar de “expedições militares” um exército de camponeses desesperados e famintos.


Não numera ao certo a quantidade de expedições e nem quem as comanda.

Não havia um exército envolvido, uma vez que Feudos não são países.





Soluções para a tarefa

Respondido por eduardospagnolo
1

As alternativas corretas sobre a sociedade feudal, catolicismo medieval e as Cruzadas, são:

  • 1) Se houvesse a possibilidade de mudança de classe social a servidão vitalícia e o controle exercido pela Igreja e Nobreza perdem o sentido.

  • 2) Ajudava a manter o conformismo, essencial para que a plebe não se revoltasse contra as precárias e abusivas condições sociais às quais eram submetidos.

  • 3) Ignora completamente os interesses da Nobreza e Clero que eram econômicos e o fato de que a “Terra Santa” estava em posse legítima do Império Bizantino.

Análise sobre as questões sobre Sociedade Feudal

1) O modelo do feudalismo era centrado na formação da sociedade, que era tido como uma sociedade de "casta", ou seja, era definido pelo nascimento.

Em decorrência do grande fortalecimento da Igreja Católica, era usado o argumento de que tu vinhas para o mundo do modo que Deus te fez, portanto se nasceu camponês irá morrer camponês.

Essa ideologia não era simplesmente para manter a fé das pessoas, mas era um modelo que permitia maior controle sobre os camponeses, que eram mais de 80% na sociedade feudal, então manter essa sociedade presa à algo era um estratégia de manutenção das relações de poder.

2) O olhar pessimista pregado pela Igreja Católica era uma mais uma das ferramentas de controle da população camponesa. Onde existia o olhar sobre o ser humano como um ser pecador e precisava estar em busca do perdão.

Com o aumento da força católica sobre a sociedade feudal, esse pessimismo era utilizado como método de controle do poder da Igreja Católica sobre seus fiéis, onde quem forneceria o perdão divino era a Igreja.

Isso ficou marcado pela divisão do tempo no feudalismo, onde os camponeses tinham dois modos de tempo:

  • Campesinato: onde voltavam seu tempo para a produção no campo, e mantinham o poder da nobreza.

  • Litúrgico: onde voltavam seu tempo para as práticas religiosas e mantinham o poder do clero.

3) A ideia de uma "Guerra Santa" era usado como desculpa para os nobres e cavaleiros poderem utilizar da força para conseguirem realizar seus objetivos econômicos sem o medo da punição divina.

A Igreja Católica vai introduzir um tratado chamado "Trégua de Paz de Deus" onde os nobres europeus deveriam parar de lutar entre si e canalizar suas forças na guerra para retomar a "Terra Santa".

Seu caráter lucrativo fica claro na Quarta Cruzada onde os nobres e cavaleiros vão saquear templos católicos ortodoxos em Constantinopla.

Saiba mais sobre "Idade Média e Sociedade Feudal" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1407223

#SPJ1


Anexos:
Perguntas interessantes