1. Dentre as principais companhias de Dança Contemporânea no Brasil, podemos
destacar:
A) Grupo Corpo, Grupo Quasar e Companhia de Ballet Isadora Duncan.
B) Ballet Stagium, Balé da Cidade de São Paulo e Companhia Brasileira de Dança Clássica.
C) Grupo Corpo, Balé da Cidade de São Paulo e Ballet Isadora Duncan.
D) Grupo Corpo, Grupo Quasar e Cisne Negro Companhia de Dança.
2. Coreografia (do grego: koreos/chorós – corô e dança; grafia – escrita, descrição) é o
conjunto de movimentos e danças organizados de modo estrutural. Estes movimentos
sempre estão interligados uns com os outros numa sequência que seguir o ritmo de
melodias ou uma sequência de movimentos que independem de acompanhamento
musical. Sobre a coreografia podemos afirmar que:
A) É um sistema formal e estruturado que necessita de especialistas e mestres de dança para
serem ensinados, dependendo exclusivamente de institutos oficiais ou privados de dança;
B) Mesmo que seja considerada oficialmente estabelecida na Renascença, é a base de toda e
qualquer forma de dança, independe da formalidade, podendo estar presente em danças
folclóricas típicas de um povo a até sistemas rígidos de balé clássico;
C) Originou-se através da informalidade, através de danças pagãs, passando por festividades
folclóricas até cair nas danças da corte no período Renascentista. Hoje seguem padrões
rígidos e formais estabelecidos ao longo dos séculos XVI até o século XX;
D) Sofreu adaptações ao longo do tempo, teve como origem na Idade Média, onde a Igreja
aprovava a dança como forma de expressar o amor e a dedicação a Deus, mas por passar
pelo cunho eclesiásticos precisou adquirir movimentos estruturados num sistema rígido.
3. A dança no decorrer do século XVIII passa a ser executada nos palcos dos teatros por
verdadeiros profissionais de ambos os sexos, deixando de ser um ofício quase que
exclusivo dos homens. Mas, além disso, o balé dessa época passou por outras
revoluções como:
A) Ganha força como arte popular, onde os artistas dançavam em meio a feiras, mercados e
festivais populares ou promovidos pela corte ao povo;
B) Adquire um aspecto mais abstrato e com um formato mais solene, utilizando pouquíssimos
recursos musicais dando total enfoque a dança;
C) Absorve de outras expressões artísticas da época um caráter conjunto, onde os intelectuais
especializados em cada área elaboravam as inspirações e teorias por trás de cada obra juntos;
D) A obtenção de uma parte literária fundamental, onde o balé passa a ser uma expressão
pantomímica, ou seja, uma forma de contar uma história através dos gestos e passos da
dança.
4. O Romantismo foi um movimento artístico que ocorreu após a Revolução de 1789 na
França e se espalhou por toda a Europa. Nele os artistas buscaram a harmonia do
homem com o mundo considerada perdida ao longo dos séculos passados. Podendo ser
considerada as três fontes principais de inspiração dos artistas: A Idade Média, o ideal
de homem natural (como o bom selvagem de Rousseau) e a própria Revolução Francesa.
Mas a dança foi uma das artes que pouco sofreu as mudanças drásticas do período. O
balépantomímico ainda predominava e deliciava o público. Desse modo esse período foi
onde continuamente se difundiram e evoluíram técnicas ainda incompletas, não
podendo ainda ser considerado o período Clássico de fato. A primeira dançarina que iria
realizar integralmente a concepção da dança clássica seria Maria Taglioni. Sendo ela que
alçou a completa elevação sobre as pontas de modo mais demorado que passava a
mulher um aspecto etéreo e fugaz. Além disso, sua importância também foi a de:
A) Renovar e transformar o vestuário das dançarinas, dando continuidade ao trabalho iniciado
por Maria Sallé, popularizando o tutu, corpete rígido e a malha;
B) Inovar nas coreografias compostas, sendo a primeira a introduzir a dança como solista,
onde antes as composições eram sempre feitas em conjunto;
C) Contribuir com a dança ao desenvolver técnicas de Balé em pares, pois dividiu o palco e o
sucesso com dançarinos de grande renome do sexo masculino;
D) Estar junta a dois outros grandes nomes do Balé da época, Fanny Essler e Carlota Grisi, as
três, juntas, elaboraram técnicas que são usadas e consideradas canônicas até hoje.
5. Na dança contemporânea o estilo dançado e coreografado tem base em movimentos
não codificados, como forte ruptura com os métodos clássicos. Mas como modo de
identidade, coreógrafos e professores de dança, procuram novos aspectos estilísticos,
caindo na possível contradição de criarem uma nova codificação. Isso se dá pela sua
característica:
A) De Uniformidade;
B) Tradicionalista;
C) Polissêmica;
D) Paradigmática.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: oiii
moco e so sei a questão 1
q a resposta e : b
Explicação:
espero ter ajudado ✌✌❣❣❣❣❣
Perguntas interessantes
Ed. Física,
5 meses atrás
Artes,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás