1) Defina os conceitos abaixo
a) Coronelismo
b) Voto de Cabresto
c) Politica dos Governadores:
d) Politica café com leite
2) Explique a política de valorização do café da República Oligarquica e defendida
pelo Convênio de Taubaté
Soluções para a tarefa
A)O Coronelismo é um fenômeno da política brasileira ocorrido durante a Primeira República.
Caracteriza-se por uma pessoa, o coronel, que detinha o poder econômico e exercia o poder local por meio da violência e trocas de favores.
B)O voto de cabresto representou uma forma eleitoral impositiva e arbitrária imposta pelos coronéis. Isso acontecia porque nosso sistema eleitoral era frágil e fácil de ser adulterado e manipulado segundo os interesses escusos das elites agrárias.
Nesse caso, o eleitor só necessitava entregar pessoalmente um pedaço de papel com o nome do seu candidato.
Note que ele poderia ser escrito pelo próprio coronel, já que a maioria desses eleitores nem mesmo sabia ler, e depositá-lo numa urna, num saco de pano.
É notável, nesse contexto, a troca de favores que constituiu o sistema de "voto em aberta.
C)A Política dos Governadores foi um acordo político firmado durante o período da República Velha (1889-1930).
O intuito era unir os interesses dos políticos locais marcado pelas oligarquias estatais da época juntamente ao governo federal, para assim, garantir o controle do poder político.
D) Café com leite foi a famosa união entre Minas Gerais(Grande produtor de leite) e São Paulo( Grande produtor de café), era simplesmente a influência que esses dois estados ocupava nas eleições Presidenciais. Fazendo alternância entre candidatos, A política dos era o sistema de alianças baseado na troca de favores políticos. Deste modo, apoiavam a eleição de um presidente, por pressão dos grandes produtores de Café.
2)O Convênio de Taubaté foi um plano de intervenção estatal na cafeicultura brasileira, ocorrido em fevereiro de 1906, durante o governo de Rodrigues Ales, cujo objetivo era o de promover a elevação dos preços do produto e assim, assegurar os lucros dos cafeicultores