1- Defina Folclore e suas características gerais.
2- Defina Folguedos e quais os principais folguedos do folclore brasileiro?
3- Os Bacamarteiros fazem parte dos Folguedos do nosso folclore. Onde e como surgiu, e quais seus principais elementos?
4- Que elementos da Religiosidade estão presentes neste folguedo?
5- Porque o Bacamarte foi proibido por muitos anos?
6- O que a Pólvora e a Arma representa para o Bacamarte?
7- Quais Ritmos e Instrumentos Musicais estão presente no Bacamarte?
8- Você sabia que no Cabo de Santo Agostinho existe um Museu destinado apenas a esse folguedo (Bacamarte)? Visite a página do “Mobbac” e responda: o que é Xaxado?
9- Quais elementos do Folclore você conhece e mais gosta (dentre as superstições, brincadeiras, canções, lendas e mitos)?
Soluções para a tarefa
Respostaor folclore entendemos as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e tradições de um povo transmitidos de geração para geração. Sendo assim, todos os elementos que são parte da cultura popular e que estão enraizados na tradição desse povo são parte do folclore.
As manifestações do folclore dão-se por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc. O folclore é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.
Acesse também: O dia em que é comemorado internacionalmente o folclore
Origem do termo
A palavra folclore tem origem no inglês e é oriunda do termo folklore. Esse termo, por sua vez, foi originário da expressão folk-lore, criada por um escritor chamado William John Thoms, em 1846. Em 22 de agosto de 1846, uma carta de Thoms enviada à revista The Atheneum foi publicada.
O termo de Thoms baseava-se em duas palavras:
Folk, que significa povo;
das características do folclore são:
Origem anônima: Muitos definiram que um elemento para ser considerado folclórico tem de ter origem anônima, mas essa característica tem sido bastante questionada pelos estudiosos;
Transmissão oral: O saber que faz parte do folclore de um povo tem de ser transmitido oralmente;
Popularização coletiva: Tem que se popularizar na cultura de um povo;
Surgimento espontâneo: Os elementos da cultura que formam o folclore surgem de maneira espontânea.
Leia também: 17 de julho - data comemorativa ligada à figura folclórica do Curupira
Personagens do folclore
O cavaleiro sem cabeça é um personagem que surgiu na Europa e é famoso no folclore dos Estados Unidos.
O cavaleiro sem cabeça é um personagem que surgiu na Europa e é famoso no folclore dos Estados Unidos.
O folclore naturalmente não é um elemento presente em lugares específicos, mas é algo manifestado por todas as culturas, pois todas elas têm o seu conjunto de crendices, mitos, tradições e personagens que compõem seu saber popular. Sendo assim, separamos esse espaço para citar alguns personagens que são parte do folclore de outras culturas que não a brasileira.
Cavaleiro sem cabeça: lenda tradicional que surgiu na Europa medieval e que chegou aos Estados Unidos, onde se popularizou. A lenda fala de um cavaleiro decapitado que vaga à procura de sua cabeça.
Gashadokuro: figura sobrenatural do folclore japonês. Na lenda japonesa, é um esqueleto gigante, formado dos ossos daqueles que morreram de fome, que vaga pelos campos do Japão à procura de viajantes para alimentar-se deles.
Chorona: personagem presente no folclore mexicano, que fala de uma mulher aos prantos e que ficava às margens de rios e lagos. Aqueles que ousavam aproximar-se dela morriam ou sofriam com outras consequências.
Acesse também: A origem da Festa Junina, importante festa popular do Brasil
Folclore brasileiro
O saci-pererê é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro.
O saci-pererê é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro.
Explicação:
não percebi desculpa