1. Defina com suas palavras o que é sintaxe? Para que serve na vida real?
2. O que são termos essenciais da oração?
3. O que é sujeito?
4. O que é núcleo do sujeito?
5. Qual a diferença entre sujeito simples e sujeito composto?
6. O que são verbos impessoais? Dê exemplos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Sintaxe é a parte da Gramática que estuda a disposição das palavras nos períodos, bem como a relação lógica entre elas. Ela é o conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados.
2)Toda oração é formada por termos chamados essenciais, o sujeito e o predicado. A palavra "essência" vem do verbo latino essere (= ser). Portanto a essência é aquilo que alguém ou alguma coisa é.
3)Em análise sintática, o sujeito é um dos termos essenciais da oração, geralmente responsável por realizar ou sofrer uma ação ou estado. Ele é o termo com qual o verbo concorda. Na língua portuguesa, o sujeito guia a terminação verbal em número e pessoa e é marcado pelo caso reto quando são usados os pronomes pessoais.
4)O "Núcleo do Sujeito" (isto é, a palavra base) é, pois um substantivo ou pronome. Em torno do núcleo podem aparecer palavras secundárias (artigos, adjetivos, locuções adjetivas, etc.). Ex.: Aquela casa é assombrada.
5)A diferença entre sujeito simples e composto está no NÚCLEO.
Enquanto o sujeito composto apresenta mais do que um núcleo, o sujeito simples apresenta somente um. Exemplos de sujeito simples: A Ana vai à festa sozinha (sujeito: “a Ana”, cujo núcleo é “Ana”).
6)Verbos impessoais são verbos que, não apresentando sujeito, são conjugados apenas na 3. ª pessoa do singular. Os principais verbos impessoais são o verbo haver (apenas com sentido de existir), o verbo fazer (quando indica tempo decorrido) e verbos que indicam fenômenos da natureza e atmosféricos.