Biologia, perguntado por juliootaku46, 11 meses atrás

1.Defina coevolução. Dê exemplos.
R:
A coevolução tem como uma de suas definições a de processo onde conforme ocorre a evolução simultânea de duas ou mais espécies o parasita e o hospedeiro que têm um relacionamento ecológico próximo.
2.Como a teoria da rainha vermelha pode ser aplicada a coevolçução.
R:
3.(Folha de S.Paulo) Instruções: Para responder às questões de números 3 a 4 considere o texto a seguir.
"Toxinas são comuns em insetos e estes podem 'emprestar' compostos tóxicos das plantas das quais se alimentam. Por exemplo, o gafanhoto Poekilocerus bufonius alimenta-se de plantas leitosas (asclepiadáceas) que contêm uma série de toxinas complexas capazes de alterar funções cardíacas, os assim chamados cardenolídeos. O gafanhoto os extrai do alimento e os armazena em uma glândula de veneno. Quando atacado por predadores, defende-se ejetando um spray rico nessas toxinas. Quando mantido com uma dieta sem asclepiadáceas, o conteúdo de cardenolídeos no spray é bastante reduzido." (BARNES, R.S.K., CALOW, P., OLIVE, P.J. Os Invertebrados: uma nova síntese. São Paulo: Atheneu, 1995. p. 347).

Este exemplo constitui um tipo de
(A) parentesco evolutivo.
(B) seleção disruptiva.
(C) oscilação genética.
(D)) coevolução.
(E) homologia.

4.Para uma comunidade da qual fazem parte asclepiadáceas, P. bufonius e outros organismos, pode-se afirmar queLeitura Avançada

(A) se alimentar de asclepiadáceas é vantajoso para todos os insetos herbívoros, porque conseguem utilizar os cardenolídeos da planta em defesa própria.

(B) se alimentar de asclepiadáceas é vantajoso para P. bufonius, porque consegue assim um meio eficaz de escapar de seus predadores.

(C) produzir cardenolídeos é uma desvantagem para as asclepiadáceas porque, por causa dessas substâncias, são avidamente consumidas.

(D) ejetar spray com cardenolídeos contra seus predadores só é possível depois de P. bufonius ter consumido asclepiadáceas.

(E) consumir cardenolídeos de asclepiadáceas provoca disfunções cardíacas em P. bufonius, impedindo que se reproduza.

Soluções para a tarefa

Respondido por luizeduardo234513
4

Resposta:

3 - D  

4 - B

Explicação:

1 - Quando há uma resposta evolutiva recíproca entre populações, ou seja, duas ou mais populações que estão interagindo entre si evoluem em resposta às características da outra que afetam o seu ajustamento evolutivo. É uma evolução simultânea, onde uma população evolui e ao mesmo tempo "obriga" a outra a evoluir também. Considerado uma influência recíproca, onde as mudanças evolutivas de cada espécie influenciam as mudanças evolutivas de outra espécie. Exemplo: O veado é um animal muito veloz, e isso obriga os predadores a serem velozes também.

2 - A teoria da rainha vermelha diz que "É preciso correr o máximo possível, para permanecermos no mesmo lugar". Um exemplo de aplicação na coevolução é o das plantas e os insetos herbívoros. Enquanto a planta "corre" para produzir substâncias tóxicas no intuito de impedir que o inseto a devore, o inseto "corre" para encontrar modos de metabolizar essas substâncias e excretá-las. Ou seja, os dois "correm" para permanecerem como estão: vivos.

Respondido por wilton0908
0

Resposta:

Explicação:

Perguntas interessantes