1- Defina Árabe e Beduíno.
2- O que é o politeísmo?
3- O que era a Pedra Negra?
4- Descreva a localização da Península Arábica? Banhada por quais mares e oceanos?
5- Quais religiões influenciaram a fundação do Islamismo?
6- Porque os Coraixiitas perseguiram Maomé em Meca?
7- O que foi a Hégira e qual sua importância para os muçulmanos?
8- Como Maomé transformou Meca no centro religioso dos muçulmanos?
9- Quais são os cinco pilares do Islamismo?
10- O que significa Jihad?
11- Como se deu a expansão dos islamismo no século VII e VIII?
12- Quais foram as consequências da expansão muçulmana na Europa ocidental?
13- Qual foi a Revelação anunciada a Maomé pelo anjo Gabriel.
14- Qual o nome do livro sagrado dos muçulmanos?
15- Qual a diferença entre sunitas e xiitas?
16- Indique duas características da dominação árabe na Península Ibérica.
17- A política realizada pelos povos islâmicos é influenciada pela religião? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-São um povo nômade que vive nos desertos do Oriente Médio e do norte da África. Os beduínos representam cerca de 10% dos habitantes do Oriente Médio e têm o nome derivado das palavras árabes al bedu (“habitantes das terras abertas”) ou al beit (“povo da tenda”).
2-sistema ou crença religiosa que admite mais de um deus.
3-Pedra Negra é uma rocha situada no canto leste da Caaba, o antigo edifício no centro da Grande Mesquita em Meca, Arábia Saudita.
4-A península Arábica, ou Arábia, localiza-se no sudoeste da Ásia. É a terra natal do povo árabe e também o berço do islamismo. A Arábia Saudita detém cerca de quatro quintos do território da península. O restante é dividido entre Kuwait, Omã, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Barein e partes da Jordânia e do Iraque.
5-Judaismo e Cristianismo
6-A partir do momento em que Maomé enfatizou o caráter monoteísta de sua religião e a necessidade de os muçulmanos divulgarem as palavras divinas, os coraixitas (elite dominante de Meca) passaram a perseguir Maomé e seus fieis, pois não viam com bons olhos a crença no Deus único do islamismo.
7-Um dos momentos importantes da história do Islã é a chamada Hégira, termo que significa “exílio” ou “fuga”. A Hégira foi a retirada de Maomé e seus seguidores da cidade de Meca para a cidade de Yatreb, que depois passaria a se chamar Medina.
8-Todas as imagens pagãs da cidade foram destruídas por Maomé e seus seguidores, e o local foi islamizado e rededicado ao culto de Deus. Maomé declarou então Meca como 'local mais sagrado do islã', transformando-a no epicentro da peregrinação islâmica, um dos cinco pilares daquela fé.
9-
1.Recitar o credo “não existe nenhum deus além de Allah, e Muhammad é seu profeta”.
2.Orar cinco vezes ao dia na direção de Meca.
3.Observar o jejum durante o mês sagrado chamado Ramadã.
4.Realizar o zakat, a doação de 2,5% de seus lucros para os mais pobres.
5.Visitar Meca uma vez na vida, desde que se tenha condições para isso.
10-Dever religioso dos muçulmanos de defender o Islã através de luta [Pode ser cumprido, doutrinariamente falando, de quatro formas: pelo coração, purificando-se espiritualmente na luta contra o diabo; pela língua e pelas mãos, difundindo palavras e comportamentos que defendam o que é bom e corrijam o errado; ou pela espada, praticando a guerra física.].
11-A civilização islâmica floresceu no século VII d.C., na Península Arábica, e expandiu-se, inicialmente, por toda a região do Oriente Médio e, em seguida, em direção ao norte da África, ao sul da Europa e ao centro do Império Bizantino, na Anatólia (atual Turquia).
12-A expansão do império Árabe-muçulmano gerou várias consequências. Uma delas foi o "fechamento" do comércio das Índias para os europeus, fazendo com que eles tenham de usar outras rotas para comprar suas mercadorias. Outra, foi ( o possível) descobrimento do Brasil.
13-Conta a história, que em 610, quando estava com 40 anos, Maomé recebeu a visita do anjo Gabriel durante um retiro espiritual. O anjo lhe ordenou que recitasse versos divinos e disse que Deus o havia escolhido como último profeta da humanidade.
14-As profecias de Maomé foram organizadas no Alcorão (ou Corão), o livro sagrado do islamismo.
15-Os sunitas (cerca de 90% dos muçulmanos) acreditam que o califa (chefe de Estado e sucessor de Maomé) deveria ser eleito pelos próprios muçulmanos. Já para os xiitas, o profeta e sucessor legítimo deveria ser Ali (601-661), genro de Maomé, que por fim, foi assassinado.
16-O domínio muçulmano durou mais de 500 anos (até 1492, com a queda de Granada) e deixou um grande legado, no qual se destaca a introdução de novas técnicas e novas culturas, como sistemas de irrigação (azenhas e noras), introdução de plantas (limoeiro, laranjeira, alfarrobeira, amendoeira e provavelmente o arroz).
17-Sim, trata-se de uma religião nova, pelo menos em comparação com outras, como ... a Palestina, sempre mantendo contato com povos seguidores do cristianismo e do ... Fortalecido por seguidas vi tórias políticas e militares