1 – Dê um exemplo de que maneira pode-se usar a intertextualidade?
2 – De que maneira pode ser a linguagem?
3 – De que maneira as frases deverão ser para serem entendidas?
4 – Dê exemplo de uma frase simples e outra complexa.
5 – Quanto ao sentido as frases podem ser de que maneira?
6 – Na oralidade o que caracteriza e distingue as frases?
7 – O que é uma oração?
8 – O que uma frase com estrutura sintática completa normalmente apresenta?
9 – Como chamamos a oração de um período simples?
10 – Como chamamos a frase na qual estamos dando uma ordem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.
2)A linguagem pode ser verbal, composta essencialmente por palavras, e não verbal, quando a interação acontece por meio de outros mecanismos que não a palavra escrita. Com a difusão da informática, surgiu também a linguagem digital, que usa combinações numéricas para construir sites, aplicativos e jogos on-line.
3) Algumas coisas não precisam ser ditas para serem entendidas, assim como alguns sentimentos não podem ser explicados só podem ser sentidos.
4)As frases simples podem transformar-se em frases complexas. Repara bem: Duas frases simples: O João leu um livro. b) Eu li uma revista. Transformam-se numa frase complexa: O João leu um livro e eu li uma revista.
5)Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases. Para tanto, os sinais de pontuação que as acompanham auxiliam para expressar o sentido de cada uma delas.
6)Na oralidade, os vários elementos que se ligam à melodia e modulação da voz e à construção da frase são importantes para a captação do sentido de um enunciado. Enquanto, na escrita, a pontuação pode alterar o sentido da frase, a entoação e a pausa podem fazer o mesmo no texto oral.
7)Oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando opcionalmente o sujeito, mas obrigatoriamente o predicado. O que caracteriza a oração é o verbo, não importa se tal oração tenha sentido ou não sozinha.
8)A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.
9)Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Nesse caso, a oração é chamada de absoluta. Observe os exemplos: Viajarei sempre nas minhas férias de janeiro.
10)Frases no modo imperativo ( de dar ordem, mandar ). Exemplo: Pegue a garrafa de café Joaquim.
Explicação:
✨ ME BOTA COMO MELHOR RESPOSTA ✨