História, perguntado por ysabeliamorim1, 10 meses atrás



1) De que povos são originários os Astecas?


2) Qual foi a capital dos Astecas?


3) Qual motivo levou ao fim da civilização Asteca? 


4) Na sua opinião os espanhóis deveriam ter invadido o território Asteca? Por que? 


5) As cidades-estados eram comuns em qual dos dois povos vistos anteriores? 


6) Qual período foi o auge da civilização Maia? Quais motivos levaram a sua decadência?



Soluções para a tarefa

Respondido por kaiofrancisco1234567
7

1) Dentre os três principais povos da América pré-colombiana, os Astecas foram os mais poderosos e desenvolvidos. Eram índios que migraram para o Vale do México, para a ilha do Lago Texcoco. São originários de uma região dos Estados Unidos, onde viviam como nômades.

Foram os últimos a chegar no planalto mexicano, fixaram-se no local, mesclaram-se com os toltecas e constituíram, assim, o “Império Asteca”. O centro do império era a cidade de Tenochtitlán, hoje a cidade do México. Cada cidade-estado possuía seu próprio rei, mas na época da ocupação espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, imperador asteca, provando o quanto eram organizados.

2) Tenachtitlan

3) Cortez aportou nos domínios dos astecas, então governados por Montezuma, em 1519, com 508 soldados, alguns cavalos, canhões e armas. O processo de conquista do império asteca durou até 1521. Entretanto, antes que houvesse o conflito direto entre europeus e nativos, Cortez traçou estratégia ardilosa para conseguir o domínio. Um dos presentes que os espanhóis receberam dos astecas logo quando chegaram foi uma jovem chamada Malinche, que possuía um pleno domínio dos idiomas locais. Essa moça foi de fundamental importância para os espanhóis conhecerem melhor as riquezas descobertas pelos astecas, sobretudo os metais preciosos.

Além disso, coincidia com isso o fato de os astecas pensaram que os espanhóis eram enviados dos deuses, representantes de Quetzalcoatl. O calendário asteca, inclusive, apontava para ciclos temporais que anunciavam o fim do mundo e o início de outro. O ano de 1519 coincidia com o ano do calendário que fechava esse ciclo. Talvez essa crença asteca no envio dos herdeiros de Quetzalcoatl tenha feito com que seu líder, Montezuma, recusasse resistir à ofensiva espanhola, como aponta um dos cronistas da época:

“Montezuma deve ter sido um homem fraco e de pouca coragem, para ter-se deixado prender assim e, mais tarde, por nunca ter tentado fugir, mesmo quando Cortez lhe oferecia a liberdade e seus próprios homens suplicavam que aceitasse.”

4) Para o espanhol por Aguilar isso era necessário. porque Malinche não havia ainda aprendido a falar espanhol e porque, embora Aguilar falasse o maia, ele não falava o nahuatl. Mais tarde, Malinche aprendeu também a falar o espanhol.

5)Não

6 )Tiveram seu auge durante o período de 250 d.C. a 900 d.C, conhecido como Período Clássico. Os maias são conhecidos por terem tido uma das mais sofisticadas civilizações pré-colombianas. Além disso, desenvolveram grandes cidades e tiveram conhecimentos avançados em áreas como a Matemática. Após 900 d.C., os maias entraram em decadência, e suas cidades esvaziaram-se.

Segundo alguns houve outros fatos que só pioraram a situação da população além das guerras como terremotos e pestes, mas estes fatos usados para explicar a decadência giram em torno do aqui demonstrado: a falta de terras para o cultivo. Assim a dominação espanhola foi facilitada pela decadência das cidades Maias, que já estavam abaladas.


ysabeliamorim1: obrigada me ajudou muito
kaiofrancisco1234567: Por nada ♤
Perguntas interessantes