1) De que maneira a Europa contribuiu para que a crise de 1929 acontecesse?
2) Relacione a queda da Bolsa de Valores de Nova York à crise de 1929.
3) Cite quatro efeitos da crise de 1929 para a sociedade estadunidense e sua economia.
4) Explique a a internacionalização da crise de 1929.
Soluções para a tarefa
Resposta:1-A crise de superprodução teve como um de seus grandes marcos o dia 29 de outubro de 1929, dia do crack da Bolsa de Valores de Nova York, que representava o grande termômetro econômico do mundo capitalista. As ações das grandes empresas sofreram uma queda vertiginosa, perdendo quase todo o seu valor financeiro.
2- acho que a queda da bolsa de valores de NY foi uma das consequências da crise de 29.
3-PIB dos Estados Unidos caiu
O desemprego disparou e atingiu mais da média da época
Importações e exportações caíram
Produção de automóveis foi reduzida
Salário médio na indústria caiu
Falência de milhares de empresas e bancos
4- Nesse tempo, os Estados Unidos investiam em vários países, concediam empréstimos a juros e compravam produtos de outras regiões. Porém, com a crise, os EUA passaram a não fazer mais nada disso afim de reerguer sua economia. Vários países foram duramente afetados.
Para entendermos a Crise de 1929, temos que ver a maneira de que a Europa irá contribuir para tal evento, assim como a queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque, as consequências para a sociedade estadunidense e como se dará a internacionalização da crise.
Contribuição Europeia para a Crise
A maneira que a Europa contribuiu para a crise de 1929 foi porque ela estava inteiramente endividada por conta da Primeira Guerra, sua produção, comparada com a dos Estados Unidos, estava baixíssima, o que fez com que os capitalistas estadunidenses investissem a todo custo para que a produção aumentasse ainda mais.
Ao longo do tempo, a Europa vai se recuperando e para os EUA o lógico a se fazer seria diminuir a produção, porém acontece o contrário. Os Estados Unidos enfrentam uma crise de superprodução.
A Grande Queda da Bolsa de Valores
Os investidores capitalistas norte-americanos, através de documentos fraudados, irão afirmar que estão vendendo tudo produzido, para continuar aumentando a produção. Enquanto do outro lado do mundo a Europa vai se recuperando das dívidas, com isso, a demanda cai drasticamente, gerando a crise e a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque.
Visto que, com o aumento da produção, acontece o aumento das ações, e como a demanda já não era tão grande, não conseguiram vender mais nada.
Efeitos da Crise para a Sociedade Estadunidense
Com a Crise de 1929, os Estados Unidos entraram na década de 30 com a famosa Grande Depressão. Podemos destacar alguns efeitos para a sociedade estadunidense:
- Grande onda de desemprego, insegurança salarial e fome nos Estados Unidos. Com o governo providenciando alguns centros de distribuição de sopas e pães para tentar controlar a insegurança alimentar.
- Aumento da taxa de suicídio
- Elegeram o Presidente Roosevelt (1932) que defendia a implementação do New Deal, plano para se recuperar da crise com o objetivo de aumentar os empregos visando o aumento dos gastos para obras públicas.
- Abandono das práticas liberais no governo dos Estados Unidos com o New Deal. Baseado nas ideias do economista John Keynes os Estados Unidos agora terá uma intervenção maciça do Estado na economia. Gerando assim:
- Leis Trabalhistas
- Grandes investimentos em Obras Públicas
- Espécie de um “seguro desemprego”
Internacionalização da Crise de 1929
Como os Estado Unidos mantinham grande parte do mercado capitalista vivo após a Primeira Guerra (único país que não saiu endividado) com a crise de Superprodução, fará com que os preços das ações americanas subam de uma tal forma que o comércio americano se tornará inviável.
Para tentar frear a crise, os investidores americanos passaram a investir na esfera interna do país, o que afetará ainda mais os países europeus como Alemanha e Inglaterra, e consequentemente a falência de seus bancos.
Para tentar se recuperar, em alguns países europeus vão adotar posturas estratégicas contra a Crise de 1929 como:
- Diminuição da circulação do papel-moeda
- Adoção à práticas anti-liberais
- Aumento de grupos de extrema direita em consequência do avanço da URSS que não fora afetada com a crise.
Em consequência do aumento dos grupos de extrema direita, surgirão movimentos extremamente nacionalistas, contra os modelos econômicos estadunidenses, e com isso teremos a ascensão dos movimentos nazi-fascistas, o que mais tarde resultará na Segunda Guerra Mundial.
Aprenda mais sobre "Crise de 1929" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/226150