História, perguntado por Diegoahr, 7 meses atrás

1- De que forma a sensibilidade artística começou a se manifestar desde o século XIII?


2- Por que os humanistas não poderiam ser considerados antirreligiosos?


3- Define teocentrismo e antropocentrismo:


4- Por que a criação artística buscava recriar a própria vida, a natureza e os seres humanos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por paumdiqjo
1

Resposta: 1-Arte (do termo latino ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, em suas variadas combinações. O processo criativo se dá a partir da percepção com o intuito de expressar emoções e ideias, objetivando um significado único e diferente para cada obra.

2-Os Humanistas

Intelectuais e artistas denominados humanistas não poderiam ser considerados antirreligiosos. Pretendiam estabelecer a relação com Deus e com o mundo natural em outros termos, privilegiando a ação do ser humano como investigador dos mais diversos fenômenos, inclusive místicos. Os humanistas desejavam reinterpretar a mensagem do Evangelho à luz da experiência e dos valores da Antiguidade. O ser humano, tido como imagem de Deus, voltava a ser visto como medida de todas as coisas. Esse conjunto de elementos (crença no ser humano como investigados, apreço à sua capacidade criativa e racionalismo) passou a ser denominado  humanismo, uma perspectiva filosófica que teria muitas expressões a partir desse período.

3-Surgiu questionando o Teocentrismo sistema onde Deus (Theos, em grego) estaria no centro do mundo. Assim, o antropocentrismo é um conjunto de ideias onde o homem representa a figura central, nos campos da cultura, ciência, sociedade e é a principal referência para o entendimento do mundo.

4-A criação artística humana buscava recriar nas pinturas a própria vida, a natureza e os seres humanos. Afinal o ser humano foi criado a imagem e a semelhança de Deus, a capacidade criativa da humanidade deveria ser também semelhante à potência criadora de Deus.

Explicação:Obs:Desulpa as respostas serem extenças.

Bons Estudos!

Perguntas interessantes